Três mulheres ganham o prêmio Nobel da Paz de 2011

Redacao 07/10/2011 Brasil

Foi divulgado nesta sexta-feira (7) o nome das vencedoras que dividem o prêmio Nobel da Paz: Ellen Johnson Silaf (liberiana), Leymah Gbowee (liberiana) e Tawakkul Karman (iemenita).

As ganhadoras irão receber um prêmio equivalente a US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$  2,7 milhões), que será repartido entre elas.

O presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, argumentou que ambas mereceram o prêmio “por sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos seus direitos a participar dos processos de paz”.

“A esperança do comitê é de que o prêmio ajude a colocar um fim na opressão às mulheres que ainda ocorre em muitos países e a reconhecer o grande potencial para democracia e paz que as mulheres podem representar”, acrescentou ele.

Elleen Johnson Silaf, de 72 anos, mudou a história social-política da África, quando tornou-se a primeira mulher presidente de um país do continente, a Libéria, em 2005. Conhecida como a “Dama de Ferro”, ela tentará reeleição na próxima terça-feira (11).

Leyamah Gbowee teve um importante papel como ativista na segunda guerra civil liberiana, em 2003. Foi responsável por promover uma mobilização feminina pelo fim da guerra, organizando inclusive “uma greve de sexo”, em 2002. Ajudou também as mulheres a garantirem seus direitos políticos.

Tawakkul Karman possui importante participação na chamada ‘Primavera Árabe’, movimento pró-abertura democrática que há algum tempo vem causando protestos em vários países árabes. Também participa na luta pelos direitos das mulheres, pela democracia e pela paz do Iêmen.

O Nobel é escolhido por um comitê de noruegueses apontados pelo Parlamento da Noruega. O anúncio foi feito em Osla, capital do país, onde o comitê se encontra. A cerimônia de parabenização acontece em dezembro.

Outros artigos

Fachadas de casas geminadas

27/07/2010

Fachadas de casas geminadas

Muitas pessoas desconhecem, mas cada vez mais a decoração vem ganhando seu espaço no mercado nacional e cada vez mais pessoas procuram criar ambientes diferenciados,...

Cenas de Resident Evil 5 : Retribution

01/11/2011

Cenas de Resident Evil 5 : Retribution

A continuação da franquia Resident Evil irá para as telinhas, veja aqui cenas dos bastidores do filme. Apesar do aúdio e a imagem não estarem em boa qualidade, mostr...