Foi anunciado na manhã de hoje (3) os ganhadores do prêmio Nobel de medicina de 2011. O anúncio feito em Estocolmo, na Suécia, nomeou três vencedores: Blue Beutler (norte-americano), Jules Hoffmann (francês) e Ralph Steinman (canadense). As pesquisas de ambos tiveram como base o sistema de defesa do corpo humano, principalmente em como o organismo reage perante ameaças como vírus, bactérias e fungos.
Todos os trabalhos possibilitaram um conhecimento mais amplo do sistema de defesa e quais os princípios que o controlam, segundo o comitê do Instituto Karolinska. Além disso, com os resultados, foi possível aprimorar técnicas de combate a algumas doenças e até mesmo criar novas formas de terapia contra infecções, doenças inflamatórias e o câncer.
Os cientistas Bleutler e Hoffman desvendaram como a primeira linha de defesa detecta os “intrusos”, conhecida por “defesa inata”. É essa reação imediata responsável por defender de primeira o organismo, buscando impedir a ação de micro-organismos que podem causar doenças, através de alguns escudos de defesa, como a inflamação. Com o título, ambos dividirão 10 milhões de coroas suecas.
O canadense Steinman pesquisou o segundo estágio de reação do corpo contra ameaças. O trabalho descobriu uma nova célula até então não conhecida no mundo científico, a célula “dendrítica”, responsável em “por pra fora” do corpo humano os pequenos seres que podem nos fazer mau. Seinman receberá sozinho o mesmo valor da dupla anterior, equivalente a R$ 2,7 milhões.
Ainda nessa semana será divulgado outros prêmios Nobel, como o de química, física, literatura e o da paz. Semana que vem, na segunda-feira (10), o vencedor da categoria economia será divulgado. O prêmio Nobel tem como objetivo nomear anualmente os melhores cientistas e “batalhadores” do mundo, de acordo com cada categoria específica.