Trepadeiras nas fachadas: dicas, cuidados

As plantas trepadeiras nas fachadas servem de isolamento para diferenças de temperatura e são adequadas como proteção contra o vento e como divisórias. Mas…

Por Editorial MDT em 26/07/2012

Lindo e elegante. (Foto:Divulgação)

As plantas trepadeiras nas fachadas servem de isolamento para diferenças de temperatura e são adequadas como proteção contra o vento e como divisórias. Mas a arte de revestir um muro e paredes, pode se tornar em pesadelo por isso é preciso analisar o comportamento da espécie escolhida, verificando volume, características das raízes, tolerância ao clima do local e manutenção. Para isso selecionamos algumas dicas importantes de cuidados e como manter sua fachada sempre linda.

Dicas de como escolher a trepadeira ideal

As trepadeiras acrescentam charme e romantismo a diversos projetos. Integram ou separam os espaços no jardim com naturalidade ímpar, sejam na forma de cercas, caminhos com arcos, caramanchões ou simples e delicadas treliças. Apesar de tanta utilidade elas precisam de alguns cuidados para se adequar bem. Conheça alguns tipos de trepadeiras.

Trepadeira com gavinhas. (Foto:Divulgação)

 Trepadeira com gavinhas

Esse tipo possui uma estrutura que pode ser de folhas ou ramos modificados. Com boa fixação e crescimento. Um exemplo dela é o Maracujá.

Trepadeira unha de gato. (Foto:Divulgação)

 Trepadeira Unha de gato

 Excelente para muros, pois ramifica desde o caule e possui forte aderência desde as raízes.

Trepadeira Volúveis. (Foto:Divulgação)

 Trepadeiras volúveis

 Quando bem jovem é capaz de enrolar na estrutura durante o crescimento. Esse tipo precisa de nylon ou arames para se fixar.

Deixei sua casa mais verde e ecologicamente correta lendo: Dicas para montar um muro verde.

 Cuidados

 Para revestir fachadas o ideal é escolher corretamente a trepadeira, as mais utilizadas são unha de gato e falsa vinha. A primeira exige cuidados bem meticulosos como podas com frequência. Já a segunda é bem sazonal se adaptando as estações do ano. É verde na primavera e verão, fica vermelha no outono e perde totalmente as folhas no inverno, mas tem baixa manutenção, não exigindo podas.

Se a fachada for áspera as trepadeiras terão mais condições de subirem e se fixarem. Qualquer uma precisa ser cultivada com sol pleno e ou meia-sombra e de preferência que a estrutura fixada não possua acabamento.

Um benefício para sua casa e para o meio ambiente. (Foto:Divulgação)

 Decore seu jardim com essa planta versátil e linda, para saber mais leia: Trepadeiras para decorar o jardim.

Top