Tratamentos para remoção de tatuagem: quais são

Até pouco tempo atrás, remover uma tatuagem era praticamente impossível. Porém, com os avanços na tecnologia, atualmente existem vários tratamentos eficientes para remoção das…

Até pouco tempo atrás, remover uma tatuagem era praticamente impossível. Porém, com os avanços na tecnologia, atualmente existem vários tratamentos eficientes para remoção das tatuagens. Dentre os métodos está a terapia a laser que é considerada a mais eficaz de todas. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os tratamentos para remoção de tatuagem.

Existem várias técnicas para remover tatuagens. (Foto: divulgação)

Tipos de tratamentos para remover tatuagem

1. Cirúrgia: as remoções de tatuagens são ainda polêmicas, pois o resultado pode não ser tão satisfatório. Nos casos dos desenhos pequenos, a cirurgia é o tratamento mais indicado, pois ela apaga a tatuagem com cortes superficiais que cicatrizam depois;

2. Dermobrasão: trata-se de uma técnica que utiliza o lixamento da área tingida com um motor de rotação. Os resultados não são tão eficazes;

3. Fototermólise seletiva: são os famosos lasers, que retiram a pigmentação colorida artificial da pele. São os que mais apresentam resultados, podendo ser feito em todos os tipos de pele. Esse tipo de tratamento é o mais procurado pelas pessoas, pois são mais eficazes e menos dolorosos que os demais.

O tratamento a laser é o mais indicado para remover tatuagens. (Foto: divulgação)

Veja também que cuidados ter com a tatuagem

Tratamento para remoção da tatuagem a laser

O tratamento conhecido como fototermólise seletiva agride principalmente as estruturas que contêm pigmentos. Dessa forma a tinta da tatuagem é removida com o auxílio de uma onda de laser que passa através da pele, onde ocorre absorção pelo pigmento. Devido a rápida absorção da energia de luz ou laser, o pigmento da tatuagem é destruído. As áreas ao redor não são prejudicadas, permanecendo intacto o colágeno adjacente e minimizando o potencial para cicatriz.

Continuar Lendo  Dormir pouco pode aumentar riscos de câncer de mama

Esse tipo de tratamento remove todas as cores de tatuagens, desde o preto até o amarelo claro. Porém, os pigmentos esverdeados são os mais difíceis de serem removidos, necessitando de mais aplicações para eficácia dos resultados.

É necessário ter em mente que a remoção da tatuagem não é um processo imediato, normalmente são necessárias várias sessões e o clareamento acontece lentamente. Porém esse método é o que poderá remover a tatuagem e preservar a pele local.

O tratamento para remoção das tatuagens é longo. (Foto: divulgação)

Veja também partes do corpo que menos doem para fazer tatuagens 

Os tratamentos para remover as tatuagens estão cada dias mais eficazes. O tratamento cirúrgico e a laser são os mais procurados, porém o mais eficaz e menos agressivo é o a laser. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar o caso e indicar qual o melhor tratamento para remoção da sua tatuagem.

Top