Tratamentos naturais para dores musculares

As dores musculares são muito comuns na população. Existem vários motivos responsáveis por esse problema, desde má posição no trabalho até o estresse diário.…

Por Editorial MDT em 27/04/2012

Dores musculares são problemas frequentes na população.

As dores musculares são muito comuns na população. Existem vários motivos responsáveis por esse problema, desde má posição no trabalho até o estresse diário. Ficar tomando medicamentos para o alívio dessas dores pode causar problemas renais, além de outros efeitos colaterais. Por isso, conheça alguns tratamentos naturais que diminuem e evitam as dores musculares.

As dores musculares

As dores musculares são causadas por diversos fatores como excesso de exercícios físicos, estresse, problemas na coluna vertebral entre outros. Além disso, o problema pode também ocorrer devido a carência de algumas substâncias como cálcio, zinco, manganês, vitamina C, B1, B2, B6 e B12.

Quando as dores musculares não são tratadas corretamente, pode ocorrer aumento do problema e complicações. Na maioria das vezes as pessoas acham que a dor já foi resolvida e não realizam um tratamento completo. Depois de algum tempo a dor volta a aparecer.

Tratamentos naturais para dores musculares

1. Suco de melão com limão e uva

O suco de melão e uvas é rico em potássio e vitaminas A e C, sendo um excelente remédio caseiro para aliviar as dores e tensões musculares.

Modo de preparo: bata no liquidificador 30g de melão e 125g de uvas sem sementes. Depois, acrescente a essa mistura o suco de limão.

Posologia: este suco deve ser tomado uma vez ao dia logo após as atividades físicas. A recuperação é bem rápida e as dores se tornam menos intensas.

Alguns sucos podem diminuir as dores.

2. Suco de cereja

A cereja é uma fruta deliciosa e também muito nutritiva. É uma excelente fonte de potássio e fibras que ajudam na regeneração das células, diminuindo as dores musculares causadas pelo desgaste físico.

Modo de preparo: para preparar esse suco são necessários 1 xícara de cerejas sem caroço e 400 ml de água. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Depois é só servir.

Posologia: o suco pode ser adoçado, de preferência com adoçantes menos calóricos. O ideal é tomar pelo menos 3 copos por dia.

3. Chá de assa peixe

Esse chá tem um efeito muito bom para o relaxamento muscular.

Modo de preparo: serão utilizados 3g de folhas de assa peixe, e 150 ml de água. Prepare uma infusão com as folhas. Ferva com a água e desligue o fogo. Acrescente o assa peixe e deixe descansar por alguns minutos.

Posologia: este chá com as folhas deve ser aplicado na área da dor e deixado por duas horas agindo no local. Repetir o processo duas vezes ao dia.

4. Outras recomendações

Além dos chás citados, recomenda-se:

  • Alimentação saudável: consumir alimentos ricos em vitaminas B, C e E. Consumir também alimentos ricos em minerais como o cálcio, magnésio, potássio e zinco. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, carnes e leites podem suprir perfeitamente essas necessidades.
  • Atividade física: a prática de exercícios físicos de forma moderada é uma excelente opção para o condicionamento muscular e alívio das dores, pois muitas vezes elas são causadas pelo sedentarismo.

O tratamento natural é uma excelente opção para diminuir as dores musculares. Porém, existem casos que somente os produtos naturais não resolvem, e, nesses casos, o médico deve ser consultado para avaliar melhor o problema. Não tome medicamentos sem prescrição e orientação médica.

Caminhadas e atividades físicas leves podem diminuir os sintomas.

Top