Tratamento para remoção de cicatrizes: quais são

Existem várias intervenções estéticas disponíveis para solucionar o problema de quem deseja tornar uma cicatriz menos aparente. Confira mais sobre o assunto e saiba…

Existem várias intervenções estéticas disponíveis para solucionar o problema de quem deseja tornar uma cicatriz menos aparente. Confira mais sobre o assunto e saiba quais são os principais tratamentos para remoção de cicatrizes.

Com o tratamento adequado é possível tornar as cicatrizes imperceptíveis. (Foto: divulgação

☰ CONTEÚDO

Triancinolona injetável

É um potente corticoide utilizado na infiltração de áreas cicatriciais. Além de reduzir o inchaço, esse medicamento é um excelente inibidor da hiperprodução de colágeno, responsável por conferir a coloração arroxeada, irregularidade da pele e coceira na cicatriz.

A aplicação pode ser dolorosa em alguns casos, e pode ser necessário mais de uma sessão para se obter os efeitos esperados. O resultado é uma cicatriz mais plana e com coloração que evolui, gradualmente, para um tom bem próximo ao da pele saudável.

Conheça o tratamento indicado para queloide.

Vacuoterapia

Através de uma pressão negativa aplicada sobre a pele, essa técnica estimula o aumento da circulação local e ajuda a desfazer pontos de fibrose. O resultado é uma cicatriz com melhor mobilidade, muito útil quando sua localização é sobre regiões articulares.

Cicatriz tratada com infiltração de triancinolona. (Foto: divulgação

Lasers

O laser é uma ferramenta moderna que tem ajudado na resolução de vários tipos de cicatrizes. As de apresentação atrófica, com depressões cutâneas, podem melhorar até 80% com o uso de lasers ablativos, que destroem a camada mais superficial da pele.

Técnicas mais modernas, que envolvem radiofrequência na estimulação de camadas profundas da pele, induzem à proliferação e remodelação do colágeno, sem destruir nenhuma camada celular. Entretanto estudos apontam que o resultado estético ainda é menor do que o dos lasers ablativos.

Continuar Lendo  Como escolher sua base de acordo com tipo de pele

Peeling de cristal

Esse tipo de intervenção promove uma esfoliação superficial da pele, através da aplicação de microcristais de óxido de alumínio. A remoção das camadas cutâneas mais superficiais resulta num processo inflamatório localizado, com estímulo da produção de colágeno e regeneração. Além de diminuir cicatrizes, também ajuda a eliminar rugas e tratar manchas e estrias.

Entenda melhor o processo de cicatrização e saiba como evitar cicatrizes após cirurgias plásticas.

O peeling de cristal promove esfoliação superficial da pele. (Foto: divulgação

Dermoabrasão

É um processo que utiliza lixas de alta rotação, capazes de realizar um peeling mais profundo do que os tratamentos que utilizam ácidos ou laser. Esse tipo de intervenção proporciona resultados excelentes em portadores de cicatrizes com superfície muito irregular, como as decorrentes de acne.

Vale lembrar que, por ser um método agressivo, é preciso tomar alguns cuidados pós-procedimento, em especial com relação à aplicação de cremes e exposição ao sol. A região tratada se apresenta hiperemiada por algumas semanas e pode ser necessário mais de uma sessão.

Preenchimento

As técnicas de preenchimento da cicatriz com utilização de substâncias absorvíveis, garante resultados que duram entre 8 meses a 1 ano, possuem baixo índice de complicações e são muito indicadas no tratamento de cicatrizes atróficas, que cursam com depressões cutâneas. Os produtos mais utilizados são ácido hialurônico e gordura do próprio paciente, que é preferida por possuir células-tronco, melhorando a qualidade da cicatriz mais rapidamente.

A vacuoterapia estimula a circulação local. (Foto: divulgação

As cicatrizes são problemas estéticos que não podem ser evitados, mas podem ser controlados de forma que o resultado final seja fino e discreto, praticamente imperceptível. Atualmente existem diversas técnicas que prometem amenizar problemas cicatriciais, mas a medida mais indicada continua sendo a prevenção das cicatrizes inestéticas, que envolve outros métodos como betaterapia e utilização de placas de silicone.

Continuar Lendo  Havaianas dos Muppets: fotos, onde comprar

Conheça a betaterapia, um tratamento que previne problemas na formação da cicatriz.

Top