Tratamento Para Pedra Na Vesícula

A pedra na vesícula é um problema que atinge que afeta muitas pessoas na fase adulta, gerando uma dor incômoda que na maioria das…

A pedra na vesícula é um problema que atinge que afeta muitas pessoas na fase adulta, gerando uma dor incômoda que na maioria das vezes requer tratamento. Após o diagnóstico de cálculos bilares através de ultra-som, o médico tem condições de avaliar o quadro do seu paciente e verificar se há necessidade de cirurgia para a remoção.

A vesícula bilar é órgão localizado junto ao fígado e possui como tarefa no organismo humano armazenar a bile. As pedras se formam no interior da vesícula devido ao acúmulo de água e sais minerais. Com o tempo, os cálculos se tornam maior devido a concentração de sais e podem levar a bile até o intestino, algo bastante danoso para a saúde.

O quadro de pedra na vesícula se torna ainda mais ameaçador quando o paciente apresenta idade avançada, obesidade, colesterol alto, vida sedentária e anemia. A formação de cálculos na vesícula acontece de forma gradual, normalmente as pessoas afetadas só procuram ajuda quando as dores se tornam fortes e freqüentes.

Os sintomas de pedra na vesícula podem ser constatados depois que acontece obstrução dos canais. A pessoa passa a sentir uma dor intensa na boca do estômago, ombros e costas. Crises de náuseas e vômitos também são indícios de pedras na vesícula e, em caso de febre alta, indica-se a existência de uma infecção.

Depois de diagnosticados os sintomas, é necessário realizar o tratamento para pedra na vesícula. O procedimento adotado vai depender do estágio da doença, podendo ser baseado no uso de medicamentos ou cirurgia. Os pacientes que não apresentam sintomas graves são instruídos a tomar remédios que dissolvem os cálculos bilares. O processo cirúrgico é recomendado para pacientes que apresentam complicações, sintomas sérios de que há uma infecção nos canais bilares.

Os especialistas acreditam que a colecistectomia é a melhor forma de tratar pedras na vesícula. Essa cirurgia pode ser realizada de duas formas: convencional (incisão direta) ou laparoscopia (introdução de cânulas na parede abdominal). O procedimento usado para remover cálculos renais também costuma ser adotado em casos de pedras na vesícula.

Depois de passar pela cirurgia, o paciente precisa tomar cuidado com a sua alimentação e hábitos de vida. A dieta para pedra na vesícula agrega frutas, verduras e cereais, desprezando os alimentos que possuem alto índice de colesterol.





Este artigo possui 1 comentário

  1. dario
    Publicado em 24/01/2012 às 11:08 AM [+]

    Olha essa imagem de quem tem pedra na vesícula. Beijos.


Top