Tratamento para paralisia Infantil

Durante o período de vacinação, muito se houve falar a respeito da paralisia infantil. Devido a isso, muitas dúvidas surgem a respeito do assunto,…

Por Editorial MDT em 10/01/2013

Durante o período de vacinação, muito se houve falar a respeito da paralisia infantil. Devido a isso, muitas dúvidas surgem a respeito do assunto, inclusive em relação ao seu tratamento. Tendo isso em vista, saiba mais sobre o tratamento para paralisia infantil.

Conheça mais sobre a poliomielite.

A paralisia infantil pode ser manifestada por um tipo de vírus. (Foto: divulgação)

 Saiba mais sobre a paralisia infantil

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa transmitida por um vírus. Esse agente infeccioso afeta, principalmente, crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, sendo que a epidemia costuma acontecer entre o verão e o início de outono. A poliomielite é uma moléstia grave e é altamente contagiosa.

Reconhecendo as manifestações clínicas da doença

A paralisia infantil pode passar despercebida, isso por que suas manifestações clínicas podem ser confundidas com um simples resfriado. Assim, a criança costuma apresentar febre, vômitos, associados a dores no corpo. Felizmente, na maioria dos casos, os sintomas não se agravam, porém, mesmo sem a piora clínica, o indivíduo tem a possibilidade de transmitir a doença. Sua transmissão pode acontecer através do contato com as fezes, da tosse, do espirro e, até mesmo, da fala. Quando a infecção se agrava, o indivíduo pode manifestar alguns sintomas únicos da doença, que é a paralisia na perna ou em outras partes do corpo. Diante desses casos, o doente não morre, mas fica paralítico para o resto da vida.

Conheça mais sobre o tratamento da paralisia infantil. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre o tratamento da paralisia infantil

O tratamento da paralisia infantil não é baseado, até o momento, em nenhum medicamento que combate o vírus causador da doença. Na verdade, as pessoas que contraem poliomielite necessitam de atenção médica especial para que seja avaliada as complicações que a doença pode ter manifestado. Além disso, é ideal que o indivíduo seja encaminhado para a reabilitação motora.

Aprenda a prevenir a prevenir a paralisia infantil

A melhor forma de prevenir a paralisia infantil ou a poliomielite é através da vacinação. A vacina contra a poliomielite é a Sabin e todas as crianças devem ser vacinadas. Assim, é extremamente importante que os pais fiquem atentos ao calendário de vacinação, de modo que a criança seja protegida contra a doença.

A vacinação é a melhor forma de prevenção de doenças infantis. (Foto: divulgação)

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa e de alta transmissibilidade. Seu agente causador é um vírus e costuma apresentar como sinal inicial da doença, manifestações comparadas a um resfriado. No entanto, em casos graves, os indivíduos portadores da enfermidade, pode manifestar a paralisia. Após conhecer mais sobre o tratamento para paralisia infantil, basta procurar a orientação de um especialista de modo a evitar futuras consequências.

Conheça os riscos de não vacinar os filhos.

Top