Tratamento Para Obesidade Em Porto Alegre

PUBLICIDADE

O índice de obesidade no Brasil aumentou nos últimos tempos, o que desperta preocupação no segmento de saúde. O distúrbio alimentar é caracterizado pelo ganho de peso desmedido, capaz de ultrapassar o Índice de Massa Corpórea apropriado para o indivíduo. Em casos mais graves, o obeso precisa se submeter a um rigoroso tratamento para não ter sua saúde prejudicada.

A obesidade pode ser causada por diferentes razoes, especialmente quando se diz respeito à genética. A enfermidade também costuma ser associada ao contexto de vida moderna, já que as pessoas estão mais sedentárias e desfrutam de uma alimentação pouco saudável. O consumo de alimentos gordurosos em grandes quantidades é o principal fator que caracteriza o ganho de peso.

O fato de ser obeso não é em si o principal problema, mas sim as doenças que esse estado pode causar. Uma pessoa com obesidade tem maiores chances de desenvolver diabetes e hipertensão arterial, além de estar vulnerável a infartos e tantos outros problemas no coração. Aumentam as chances de desenvolver artrose varizes e tantos outros distúrbios.

PUBLICIDADE

Uma das grandes preocupações dos departamentos de saúde é a obesidade infantil, já que os casos estão se agravando e contribuem com a formação de uma geração de obesos. Por essas e outras já existem tratamentos compatíveis com as necessidades da criança em fase de crescimento, que consistem basicamente no controle alimentar e prática de exercícios físicos.

Algumas pessoas não sabem como tratar a obesidade, em especial quando o ganho de peso ultrapassa os limites e qualquer controle. Nesses casos não dá para se entregar a uma dieta rigorosa que possa afetar o organismo, é necessário procurar ajuda médica para realizar um tratamento personalizado.

No estado do Rio Grande do Sul o número de obesos tem aumentado e gerado preocupação entre as pessoas. Uma pesquisa realizada Instituto Methodus em 2010 revelou que os gaúchos lideram o ranking de obesos no país, demonstrando que o sobrepeso é ainda um dos principais causadores de doenças cardiovasculares. Com base nessas informações, as clinicas para tratar obesidade em Porto Alegre passaram a atender mais pacientes e propor novas formas para solucionar o problema.

Seria o churrasco o principal causador do sobrepeso no Rio Grande do Sul? Talvez. Mas o fato é que a população gaúcha tem exagerado na alimentação e abusado demais dos produtos com altas taxas de gordura. As equipes médicas do estado já se preparam para tratar diferentes casos de obesidade, desde os mais graves (mórbida) até aqueles que podem ser solucionados com mais simplicidade (crianças obesas).

PUBLICIDADE

Alguns casos de sobrepeso no Rio Grande do Sul são tão graves que necessitam de cirurgia de redução de estômago para que o paciente consiga solucionar o problema. As clínicas bariátricas estão se especializando no atendimento de obesos graves e já contam com uma equipe médica especializada para realizar os tratamentos.

A Santa Casa de Misericórdia oferece tratamento de obesidade em Porto Alegre, procurando dispor do melhor tipo de assistência aos gaúchos obesos. Todos os casos são avaliados por especialistas de maneira focada, contando com um centro de tratamento para obesidade (CTO) que trabalha com as etapas de avaliação, intervenção e acompanhamento.

PUBLICIDADE

Para obter informações sobre o CTO da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, entre em contato pelo telefone (51) 3214 8473. O centro também costuma organizar reuniões para orientar os pacientes e esclarecer as principais dúvidas sobre obesidade.

– Endereço da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre
Plantão Médico Santa Casa
Rua Prof. Annes Dias, 135
Centro – Porto Alegre – RS

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.