Tratamento Para Enurese Noturna

Guia de Conteúdo: Escolha o que quer verTratamento Para Enurese NoturnaUsando fraldasComo detectar a Enurese Noturna?O que causa a Enurese noturna?Existe tratamento para Enurese…

Tratamento Para Enurese Noturna

Os filhos são uma benção na vida de um casal, eles preenchem o vazio que muitas vezes esta rodeando o relacionamento. Depois que os filhos nascem a vida fica cheia de surpresas e a cada dia que passa mais e mais experiências vão surgindo e o casal vai aprendendo, principalmente a dividir, pois as crianças exigem amor incondicional dos pais assim como da amor incondicional.

Nos primeiros anos de vida é que eles mais necessitam desse amor e desse apoio dos pais, pois é a partir desse amor é que as crianças vão formando a sua personalidade, o seu jeito de ser e de agir com as pessoas.

Usando fraldas

As crianças pequenas geralmente usam fraldas até os três anos de idade, e quando largam é aos poucos e por vontade própria, mas existem algumas crianças que tema mais dificuldade de largar as fraldas, pois elas não conseguem acordar durante a noite para fazer xixi e acabam fazendo na cama.

O normal é que essas crianças deixem as fraldas por si só, mas em alguns casos é necessária a intervenção de um profissional para que a criança possa ter uma vida normal, sem o trauma da noite. Se os pais não tiverem cuidado com essas crianças elas podem desenvolver uma serie de problemas, principalmente os psicológicos.

Como detectar a Enurese Noturna?

A Enurese noturna acontece depois dos cinco anos de idade, quando as crianças perdem xixi na cama sem ter uma necessidade de urinar, é muito comum acontecer esse tipo de problemas nas crianças. A Enurese Noturna é uma doença considerada hereditária, pois se um dos pais já teve quando criança é comum que um dos filhos também desenvolva a doença, as chances são de 75%.

É preciso que os pais fiquem atentos a qualquer sintoma, principalmente se ocorrer depois dos cinco anos de idade, pode ser constrangedor para a criança acordar molhada no meio da noite. O problema é que alguns pais acham que a criança esta querendo chamar a atenção quando fazem xixi na cama depois dos cinco anos de idade, em certos casos as crianças acabam apanhando e até ficando de castigo.

Confira alguns sintomas que acompanham a Enurese noturna:

  • Urgência de urinar – se da vontade de fazer xixi na criança durante o dia ela tem que ir com urgência ao banheiro, se não ela faz xixi nas calças;
  • Perdas involuntárias de urina várias vezes durante o dia;
  • Infecções urinárias acompanhadas de febre, muita ardência ao urinar e presença de pus e sangue na urina;
  • Dores constantes para urinar.

Se os pais constatarem esses sintomas na criança deve procurar um medico antes de tentar resolver o problema com castigos, pois o xixi sai involuntariamente.

O que causa a Enurese noturna?

  • Problemas hormonais;
  • Alterações anatômicas;
  • Alterações neurológicas;
  • Problemas na bexiga;
  • Alterações musculares;
  • Alterações infecciosas ou psicológicas.

Existe tratamento para Enurese noturna, qual?

O tratamento existe sim, mas é preciso que a criança seja levada ao médico para que ele possa fazer o diagnóstico e a partir dele poder descrever o tratamento correto para a criança, que vai depender do tamanho da gravidade. Mas existem alguns tratamentos que o medico pode recomendar confira a baixo:

Restrição Hídrica – evitar beber liquido no mínimo duas horas antes de a criança ir deitar;

Urinar antes de deitar e ao levantar – evitar que a criança faça xixi na cama por ter preguiça de ir ao banheiro;

Recompensa pelas noites secas – a motivação é excelente se o caso for psicológico;

Treinamento da Micção – orientada pelo médico a criança aprende a prender a urina durante o dia controlando mais os horários de urinar;

Desmopressina – é um tipo de medicamento que diminui a quantidade de urina durante a noite, mas muito cuidado, pois todos os medicamentos podem deferir efeitos colaterais, por isso é indispensável o acompanhamento médico;

Acompanhamento psicológico – é muito importante fazer esse tipo de tratamento para que a criança não se sinta culpada por fazer xixi na cama e recuperar a sua autoestima.

A criança pode melhorar sem tratamento?

Pode sim, pois entre os 6 e 12 anos de idade há uma melhora espontânea uma media que fica entre 4 e 5% ao ano, mas depois dos 12 anos de idade fica mais difícil e a média cai para 2% ao ano.

Para concluir:

Não castigue seu filho se ele tiver Enurese noturna sem saber as causas e o tratamento, pois fazer xixi dormindo é involuntário.


Top