Tratamento para Anemia Profunda

PUBLICIDADE

Nem sempre o peso de uma pessoa reflete se esta possui uma alimentação ideal, rica em vitaminas e tudo o que o seu corpo precisa. São cometidos enganos originados de dois extremos: se é gordo está bem alimentado ou se é magro e está no “peso ideal” possui uma alimentação exemplar. O peso não é medida para saber se uma pessoa é saudável ou não. Uma pessoa magra pode ter anemia e uma pessoa gorda também. Tudo vai depender de que alimentos consome, qual quantidade e qual a forma.

Muitos relacionam anemia com falta de comer. A anemia possui deficiências sim mas são de vitaminas e falta de absorção de ferro e não simplesmente de qualquer e todo tipo de alimento.

A Anemia consiste na diminuição da hemoglobina, pigmento responsável pela cor dos eritócitos (glóbulos vermelhos) tendo também como função levar para os tecido o oxigênio dos pulmões. Diminuindo a hemoglobina, os eritrócitos também diminuem, causando fraqueza e palidez. Geralmente a ausência de ferro causa essa perda no número de glóbulos vermelhos.

PUBLICIDADE

Existem vários tipos de anemias que são: anemia perniciosa (causada por falta de vitamina B12 e acido fólico), anemia ferropriva (causada por falta de ferro), anemia por defeitos genéticos, anemia falciforme, anemia das doenças crônicas, talassemia, malária, deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase, anemia por fragmentação dos eritrócitos, anemias por destruição periférica aos eritrócitos, anemias decorrentes de doenças da medula óssea, anemias hemolíticas auto-imunes, anemia aplástica, leucemias e tumores na medula.

Para descobrir a gravidade da anemia são necessários exames que comprovem se é profunda ou não. Alguns sintomas podem ser identificados como dificuldade de concentração, falta de ar,  fraqueza, baixo desempenho na prática de atividades físicas,  perda de apetite, irritabilidade, cansaço, palidez na parte interna dos lábios e olhos.

Após ter certeza do grau da anemia, sendo constatada que é profunda, é preciso saber de qual tipo será, pois o tratamento varia dependendo de qual anemia for.

Por exemplo, a reposição de sangue conforme a necessidade e o controle do ácido fólico são de extrema importância para o tratamento de anemias falciformes ou talassemias.

PUBLICIDADE

Quando há má absorção do ferro, falta ou perda de ingestão, é provável que a anemia seja causada por falta de ferro, neste caso, é importantíssimo repor esta perda através de alimentos ricos em ferro como frango, mariscos, peixe, vitela, fígado, feijão seco, verduras, feijão fradinho, beterraba, lentilha, legumes, queijo, iogurte alguns cereais dentre eles os integrais, pão de trigo integral, massas, carne magra, frutas secas, aspargo.

A anemia por privação de ferro no grau profundo é preciso fazer um tratamento com ferro por via intramuscular ou endovenosa, já que a forma oral já não é mais suficiente.

PUBLICIDADE

Além disso, o essencial mesmo é fazer exames periodicamente, prestando atenção a qualquer tipo de alteração no funcionamento do seu organismo. Consulte sempre o médico, procure um nutricionista para que possa ser dada uma orientação de uma alimentação balanceada e, principalmente, com as vitaminas necessárias.

Desta forma, seguindo as dicas acima e prestando atenção no que consiste a anemia, fazendo uma investigação através de exames é possível preveni-la ou no caso de já tê-la adquirido, evitar que se torne profunda. Qualquer  doença detectada no início é sempre mais fácil de curá-la.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.