Tratamento Estético Para Fotoenvelhecimento

O fotoenvelhecimento é um problema que afeta a camada superficial da pele, tornando-a mais frágil aos efeitos do sol. Quando os raios ultravioletas agem…

O fotoenvelhecimento é um problema que afeta a camada superficial da pele, tornando-a mais frágil aos efeitos do sol. Quando os raios ultravioletas agem sem qualquer bloqueio, a pele se torna áspera, desenvolve manchas, rugas e pode até adquirir uma cor amarelada.

As pessoas que sofrem de fotoenvelhecimento da pele são aquelas que tomam sol com freqüência e não usam filtro solar. Durante o verão, esse tipo de problema se torna mais freqüente e coloca em risco tanto a saúde como a estética dos brasileiros. Os dermatologistas alertam que o fotoenvelhecimento deve ser tratado logo que os primeiros sinais se manifestarem.

Ao apresentar sintomas do envelhecimento precoce, o indivíduo também está sendo vítima do fotoenvelhecimento. Nesses casos, todo o cuidado com a pele é fundamental, entre os quais se destacam: evitar o excesso de exposição ao sol e usar protetor solar com um fator condizente com a necessidade de cada tom de pele.

Quem possui a pele clarinha está mais vulnerável ao fotoenvelhecimento devido a quantidade limitada de melanina. A baixa defesa da pele faz com que os raios UV cometam agressões de maneira intensa e prejudicial. Em casos mais graves, o indivíduo pode desenvolver câncer e necessitar de tratamento com urgência.

Os dermatologistas ainda estudam formas de tratar o fotoenvelhecimento em pessoas com idade superior a 30 anos. Cada caso é avaliado de forma individualizada, considerando a situação de cada paciente. O fototipo, ou seja, a maneira como a pele reage após o bronzeamento, corresponde a um dos fatores mais importantes na análise dermatológica.

O tratamento estético para fotoenvelhecimento dependerá do tipo de pele e grau de exposição ao sol. A ação preventiva é sempre a opção mais viável no combate do problema, mas em todo caso os danos causados na pele podem ser tratados com o uso periódico de cremes apropriados e receitados por um especialista.

Nessa temporada de verão, é necessário valorizar as dicas para prevenir fotoenvelhecimento. Evitar o sol entre 10h e 16h, usar protetor solar diariamente e proteger as áreas mais expostas do corpo com roupas são algumas recomendações. Todo cuidado é pouco para manter a pele sempre bem hidratada e protegida.

Entre os tratamentos para combater o envelhecimento precoce causado pelo sol, destaca-se a bioestimulação de colágeno. A técnica se baseia em peelings e aplicação de lasers. O uso de cosméticos que aumentam a produção de colágeno também é uma alternativa da estética.


Top