Tratamento Dentário Grátis – Dentista Gratuito Pelo SUS

Imagem: Divulgação

Redacao 06/08/2021 Bem Estar

Infelizmente, hoje em dia não são todos os brasileiros que tem a oportunidade de realizar um bom tratamento dentário, pelo fato de ser muito caro e não possuir parcelamento do valor total.  Para aqueles que se encontram nessas condições, vale lembrar que o SUS oferece tratamento dentário gratuito para os cidadãos brasileiros através do programa Brasil Sorridente. Para conseguir Dentista Gratuito pelo SUS, você precisará ir até  um dos postos de saúde de sua cidade, onde o tratamento costuma ser oferecido. No posto de saúde, você receberá mais informações detalhadas e provavelmente entrará em uma fila de espera para que seja marcada a consulta com o dentista.

Dentista Gratuito pelo SUS | Como conseguir atendimento

Para os cidadãos brasileiros que não podem pagar pelo tratamento dentário, acesse o Portal Saúde, lá você encontrará maiores informações sobre tratamentos dentários que são realizados de forma gratuita: www.portalsaude.gov.br.

Muitas vezes, alguns deixam de realizar um tratamento dentário gratuito pelo SUS, procurando as universidades odontológicas que dispõe de alguns tipos de tratamentos, os mais simples.

Algumas das Universidades que oferecem um tratamento odontológico grátis, semelhante aos tratamentos que o SUS oferece nos postos de saúde de sua cidade, são as universidades da USP e a UNINOVE, porém, as mesmas disponibilizam algumas vagas periodicamente aos interessados em realizar um tratamento dentário. No entanto, vale a pena salientar que nem todas as universidades oferecem o serviço gratuito para a população, faça sua ligação e verifique se a universidade mais próxima de sua cidade, oferece esse serviço.

Alguns dos tratamentos realizados são os seguintes, extração de dentes, tratamento na gengiva, tratamento de canal, restaurações e próteses, além de atendimentos especializados como o diagnostico e a prevenção de câncer de boca e tratamento de disfunções da articulação temporomandibular.

Vale lembrar que um tratamento dentário gratuito no Brasil é muito difícil de se conseguir, sendo de suma importância que os interessados levem os tratamentos que são realizados pelo SUS através do programa Brasil Sorridente e pelas Universidades que mencionamos a sério, para que possam ter uma saúde bucal melhor e não precisem voltar tão cedo para as filas de espera do SUS.

Esperamos que tenham gostado da nossa matéria e que todos possam ter a oportunidade de se consultarem com dentista gratuito, seja ele das Universidades ou então do SUS que está realizando tratamentos para os cidadãos brasileiros.

Quais os tratamentos dentários disponíveis gratuitamente pelo SUS?

Tratamento Dentário Grátis – Dentista Gratuito Pelo SUS. (Imagem: Divulgação)

A boca saudável garante mais saúde a vida de uma pessoa, no sentido de uma mastigação melhor, facilidade ao falar, respirar e até a segurança em se comunicar em qualquer situação.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece muitos tratamentos gratuitos a fim de incentivar a saúde bucal dos brasileiros. Muitas doenças e infecções podem ser agravados por falta dos cuidados diários e o cuidado preventivo também é essencial.

O “Programa Brasil Sorridente”, implantado em 2008, oferece diversos serviços para os brasileiros na área odontológica. Confira os principais serviços e tratamentos:

  • Extrações
  • Implantes dentários
  • Aplicação de flúor
  • Aparelho dentário
  • Cirurgia ortognática
  • Biópsia
  • Retirada dos sisos
  • Tratamento de cáries
  • Próteses dentárias
  • Periodontodia especializada
  • Restaurações
  • Limpezas
  • Exames bucais
  • Endodontia
  • Remoção de tártaro

São todos procedimentos disponíveis pelo SUS de forma gratuita aos brasileiros de baixa renda. Desde procedimentos mais simples, aos mais complexos. Para conhecer mais sobre o programa, acesse o site oficial aps.saude.gov.br

Como agendar um atendimento dentário pelo SUS?

Cuidar da saúde bucal é um ato de responsabilidade, cuidado e amor por você. (Imagem: Divulgação)

É muito simples agendar um atendimento dentário pelo SUS. Primeiramente, será preciso consultar se o programa está disponível na sua região, para isso, acesse o link oficial AQUI e pesquise pelo seu estado. Então, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou mais conhecido o “postinho” mais próximo da sua residência, com seus documentos com foto em mãos e o seu cartão do SUS para realizar o agendamento.

Então, se o serviço estiver disponível, você poderá agendar a consulta para uma avaliação inicial do seu caso para dar andamento ao tratamento que precisa. Vale lembrar, que em muitas regiões a procura é grande, então pode ser que seu nome fique na lista de espera aguardando o agendamento.

O agendamento será feito com especialista da área e pode demorar entre 30 e 90 dias, dependendo da urgência do seu caso. Os casos prioritários para atendimento pelo SUS são os de pacientes que sofreram acidentes, quando dentes importantes foram perdidos (como os dentes da frente) ou quando há dificuldade para mastigação e outros casos que afetem a qualidade de vida do paciente.

Serviços oferecidos pelo programa

Não esqueça de levar seu documento com foto e o cartão do SUS para realizar seu atendimento. (Imagem: Divulgação)

Entre os serviços que você pode receber gratuitamente pelo Brasil Sorridente. Claro, que primeiramente, a pessoa vai passar por uma consulta com o dentista para avaliação do que será precisa ser feito. Muitas vezes, o paciente será encaminhado para fazer exames e assim, dar continuidade aos procedimentos.

Abaixo listamos os principais serviços oferecidos pelo programa de forma gratuita para qualquer brasileiro de baixa renda, apenas basta apresenta documento com foto e ter o cartão do SUS para ter acesso. O programa já beneficiou milhares de brasileiros, mas infelizmente, ainda há muitos que não cuidam da saúde bucal e acabam agravando a situação e até ocasionando outras doenças da saúde.

Confira a lista abaixo:

  • Implantes Dentários
  • Extrações
  • Limpezas
  • Exames bucais para detecção de câncer bucal infecções ou outras doenças
    Restaurações
  • Aplicação de flúor
    Retirada dos sisos
    Tratamento de cáries
    Aparelho dental gratuito
    Biópsias
    Cirurgias

Uma dica caso seu agendamento demore muito para ser realizado pelo SUS, uma alternativa é consultar a disponibilidade de atendimento em Faculdades de Odontologia da sua região. Nesses locais o atendimento também é gratuito por conta dos estágios dos alunos. Vale a pena conferir.

Outros artigos

Recall Fox, Novo Gol e Voyage 2009

26/08/2009

Recall Fox, Novo Gol e Voyage 2009

A Volkswagen convocou proprietários dos veículos Fox, Novo Gol e Voyage modelo 2009, equipados com o motor 1.0, a comparecerem a uma concessionária da marca para...

Painel Criativo para Sala de Aula

26/04/2011

Painel Criativo para Sala de Aula

Hoje, oferecer uma aula criativa que prenda a atenção dos alunos com conteúdos interessantes, bem elaborados e com formas interessantes de serem expostas se torn...