Tratamento de Velaterapia para cabelos: como funciona

Editorial MDT 05/11/2012 Beleza

Existem alguns cuidados de beleza que permanecem por várias gerações. É o caso da velaterapia ou banho de vela, que fez muito sucesso no passado, e agora volta a ser usada nos cabelos femininos. Saiba mais sobre o tratamento de velaterapia para os cabelos e veja como funciona.

A velaterapia é um excelente tratamento para cabelos danificados e com pontas duplas. (Foto: divulgação)

Velaterapia para cabelos

A velaterapia é uma técnica que utiliza a chama de vela para selar as pontas duplas de cabelos finos, quebradiços e porosos. Segundo especialistas, quando se aproxima a vela de uma mecha grossa de cabelo em distância segura, o calor cauteriza as pontas duplas.

Além disso, a técnica ajuda abrir as escamas da fibra capilar, facilitando a penetração de cremes de tratamento e eliminam as partes ressecadas, que foram formadas na mesma hora em aspecto de bolinhas.

Jamais tente fazer em casa essa técnica, pois podem queimar os fios. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para cabelos danificados pela escova progressiva 

Como funciona a velaterapia para cabelos

A velaterapia consiste em separar mechas enroladas de cabelo e aproximar a vela para queimar as pontas duplas e danificadas dos cabelos. Esse processo faz com que as escamas sejam abertas e prontas para tratamento.

Em seguida, o cabelo deve ser cortado com uma tesoura chamada de bordado, pois não altera o comprimento dos fios. O corte ajuda a remover as bolinhas que foram formadas com a exposição da vela.

Os fios devem ainda receber tratamento com máscara rica em proteínas e vitaminas para ajudar a recuperar as partes danificadas. Os cabelos devem ser lavados com xampus e condicionadores específicos, massageando sempre o couro cabeludo.

O tratamento com velaterapia deve ser feito por profissionais especializados. (Foto: divulgação)

Veja também receita de cauterização capilar, passo a passo 

O tratamento capilar com velaterapia tem se mostrado muito eficaz. Apesar de parecer uma técnica simples, o tratamento exige muito cuidado e não deve ser feito em casa, pois qualquer descuido pode queimar os fios por completo. Além disso, quando não associado a produtos nutritivos os cabelos podem ficar ainda mais ressecados. Procure um profissional especializado para realizar o procedimento. Os resultados podem ser notados logo após a sessão e duram em média quatro meses.

Outros artigos

Filmadoras Ricardo Eletro

02/04/2011

Filmadoras Ricardo Eletro

Com a tecnologia avançada e a acessibilidade a ela, uma enorme variedade de pessoas possuem itens que antigamente eram destinados a alta sociedade. Com a evoluç...

Comida congelada: modo certo de conservar

28/02/2013

Comida congelada: modo certo de conservar

Fazer o congelamento de alimentos é uma boa prática para conservar a comida e economizar tempo, principalmente com pratos que demoram mais a serem preparados como o ...

Maxidecote: quando e como usar

07/09/2013

Maxidecote: quando e como usar

O decote é um recorte na roupa que costuma destacar a sensualidade do look. A abertura valoriza os seios e mexe com a imaginação masculina. No entanto, antes de ader...