Tratamento Contra Gengivite

A saúde bucal é um assunto importantíssimo que o brasileiro geralmente deixa para a última hora, mas esta pode não ter mais solução. Gengivite é…

Por Editorial MDT em 26/02/2011

A saúde bucal é um assunto importantíssimo que o brasileiro geralmente deixa para a última hora, mas esta pode não ter mais solução. Gengivite é o nome de uma inflamação na gengiva e é o estágio mais fácil de ser tratada. É causada pela placa bacteriana, ou seja, pela falta de higiene oral.

Quando não há escovação freqüente, se forma uma membrana quase invisível que vai ficando cada vez mais grossa e penetrando na gengiva e “encapando” os dentes até que chegue perto da raiz e inflama a gengiva.

Se por acaso você sente a gengiva inchada, tem feridas na boca, a gengiva sangra com facilidade mesmo com escovação leve, você pode estar com gengivite. Se você tem estes ou outros sintomas como à coloração da gengiva roxa ou vermelha brilhante e ao ser tocada a gengiva dói, você provavelmente terá que procurar um dentista.

O tratamento será feito com uma limpeza minuciosa dos dentes e da gengiva para a remoção de toda a placa, e a inflamação pode passar entre uma e duas semanas com ajuda de antibióticos, desde que a limpeza oral diária seja feita com regularidade. A placa bacteriana aglomera nos dentes e na boca como um todo. Uma porção de bactérias que prejudicam a saúde bucal.

Há muitas receitas caseiras para o tratamento da gengivite, mas o mais seguro é você ir ao dentista e fazer a limpeza adequada, pois métodos caseiros podem prejudicar ainda mais e avançar a inflamação, para sua saúde o melhor é um especialista. Além da prevenção é lógico.

Também podemos prevenir com uma alimentação equilibrada, e não fumar, pois o tabaco piora muito a saúde bucal.

E o estágio seguinte da gengivite é a Periodontite. Neste estágio o osso e as fibras que mantém os dentes em posição são afetados irreversivelmente. E se não tratado o problema segue para a Periodontite avançada que pode até causar a perda permanente dos dentes.

Top