Tratamento caseiro para Unha encravada

Quem não cuida direito das unhas corre o risco de ter um problema de saúde. Malcuidadas, elas podem entrar no canto dedo e infecciona…

Quem não cuida direito das unhas corre o risco de ter um problema de saúde. Malcuidadas, elas podem entrar no canto dedo e infecciona o lugar. Por causa de um trauma sofrido, como por exemplo, quem vive de sapato apertado, ou até mesmo por causa das características do dedo, a unha fica sem espaço para crescer e acaba perfurando dolorosamente a pele.

Leia também: Dicas caseiras de como fortalecer as unhas

 

Cuide das unhas para que elas não encravem (Foto: Divulgação)

Esse machucado se inflama e passa a se uma porta de entrada para bactérias. Em resposta a essa infecção, formam-se vasos sanguíneos que geram o granuloma piogênico, conhecido como carne esponjosa. Desse modo você passa a ter unhas inflamadas e encravadas.

Unhas encravadas: prevenção

É possível se prevenir com relação as unhas encravadas. Para isso, é essencial ir a manicure e pedicure com uma certa periodicidade. No caso do pés o espaço de tempo entre o tratamento de beleza pode ser maior, gerando demanda a cada 30 dias, pelo menos. Já as mãos devem ter um cuidado especial a cada 15 dias, principalmente se você gosta de ter as unhas esmaltadas sempre. Você pode fazer as unhas em casa mesmo, passando um creme nelas e empurrando as cutículas em direção a base das unhas diariamente, cortando, lixando e pintando elas semanalmente.

Depois que elas encravam é preciso remover os cantos e fazer a lavagem com soro fisiológico, e se necessário, aplicar pomas anti-inflamatórias e não pode esmaltar as unhas. Se o problema permanecer, procure um dermatologista.

Tratamentos caseiros para unhas encravadas podem resolver o problemas (Foto: Divulgação)

Receitas de tratamentos caseiros para as unhas

– Repouso
Unhas que quebram com facilidade quebram com repouco. Deixe as unhas sem esmalte por uma semana. Outra dica para fortalecer as unhas e deixar elas de “férias” por um tempo é fazer massagem ao redor dessa parte do dedo, incluindo a cutícula, com um hidratante ou óleo de jojoba ou de abacate.

Leia Também:  Dicas de limpeza para quem tem cães e gatos

– Unhas amareladas
Unhas amareladas podem ser motivadas pelo consumo de cigarro e uso contínuo de esmaltes escuros. Quem sofre desse mal pode mergulhar as unhas no suco de limão por alguns minutos e ter de volta a cor natural delas.

Veja a seguir outras dicas de tratamento para as unhas:

Fortalecedor de unhas caseiro 

Tratamento caseiro para micose

Tratamento para unha encravada

Top