Tratamento caseiro para Tosse seca

A tosse é a uma forma que o organismo encontra para se defender dos agentes infeciosos que atingem o sistema respiratório. Embora seja uma…

A tosse é a uma forma que o organismo encontra para se defender dos agentes infeciosos que atingem o sistema respiratório. Embora seja uma defesa, esse sintoma causa muito incômodo, principalmente para quem convive com o indivíduo acometido. Quanto mais cedo conseguir se livrar do problema, menos prejuízo a tosse traz para a pessoa. Conheça algumas formas de tratamento caseiro para tosse seca.

Saiba como aliviar a tosse. seca. 

Água quente e mel, podem auxiliar no combate a tosse. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre os tipos de tosse

Antes de conhecer as formas de tratamento, é importante que o indivíduo saiba identificar o tipo de tosse que o está acometendo. Isso ajuda a tratar o problema de maneira mais adequada e efetiva. Existe a classificação em relação ao tempo, tosse crônica ou aguda, e aquela relacionada a produção ou não de secreção purulenta, tosse produtiva ou seca. Cada uma está relacionada com um grupo diferente de doenças.

  • Tosse crônica – é chamada de tosse crônica aquela que perdura por mais de dois meses. Pode não estar ligada a outros sinais e sintomas como coriza ou dor de garganta. É muito importante procurar um atendimento médico quando possui tosse por muito tempo, pois pode ser sinal de um problema grave de saúde como tuberculose, asma, câncer, doenças nos ouvidos, nariz, laringe e também problemas cardíacos. Pode ser também devido a uma alergia mal tratada ou habito de fumar. Mesmo assim, é de extrema importância que o indivíduo encontre a causa do problema.
  • Tosse aguda – costuma estar relacionada à reações medicamentosas, resfriados ou alergias. Uns dos principais medicamentos que causam o sintoma são os utilizados para tratar hipertensão e problemas cardíacos. Por isso, ao ir ao cardiologista é ideal que o indivíduo relate a presença de tosse.
  • Tosse produtiva – é o tipo de tosse que vem acompanhada de expectoração (catarro). Ela costuma vir acompanhada por gripe, resfriado, bronquite, pneumonias, entre outros problemas que ocasionam infecções das vias aéreas. A secreção expelida pode ser de coloração amarelada, esverdiada ou sanguinolenta, devendo ser descrita para o médico, a fim de ajudar a identificar o problema de forma mais efetiva.
  • Tosse seca – em geral, é um tipo de tosse que deixa o indivíduo muito cansado, já que não vem acompanhada de expectoração. Como resultado, a pessoa força as vias aéreas, podendo levar a lesão do sistema respiratório. É mais comum ocorrer nas reações alérgicas.
Leia Também:  Coleção Beira Rio 2015

Após o indivíduo conseguir distinguir o tipo de tosse que o acomete, é importante buscar a orientação de um especialista. Através da avaliação profissional, o tratamento é iniciado de forma adequada, focando na causa do problema. Isso ajuda a evitar consequências para a saúde e tratamentos errados.

A gripe pode ser uma causa de tosse seca. (Foto: divulgação)

Receitas caseiras contra a tosse seca

Os medicamentos caseiros são ótimas opções de tratamento para a tosse, principalmente quando já se sabe a causa do problema. Nos casos de gripes e resfriados, essas são as melhores formas de acabar com o sintoma, uma vez que os medicamentos podem não ajudar tanto no processo de cura da tosse. Conheça abaixo alguns exemplos tratamentos caseiros para tosse seca.

  • Tomilho – pode ser usado em inalações com aparelho apropriado. Caso o indivíduo não possua o aparelho, é possível realizar a infusão em uma vasilha, na qual o indivíduo tenha condições de colocar o rosto, evitando que o vapor do medicamento escape.   O remédio pode ser preparado com água fervente e folhas secas de tomilho.
  • Eucalipto – da mesma forma que o preparo do tomilho, é possível realizar o medicamento caseiro com o eucalipto. Depois de pronto, ele também pode ser utilizado em um aparelho adequado ou com uma vasilha adequada para a inalação.
  • Mel– para preparar o remédio, basta aquecer uma xícara de água e acrescentar uma colher de sopa de mel puro, mexendo sempre. Para obter os benefícios, basta beber o preparo duas vezes ao dia.

    A tosse é um sintoma muito incômodo e deve ser tratado de forma eficaz. (Foto: divulgação)

A tosse seca pode ser um grande incômodo para o indivíduo e as pessoas ao seu redor. Após conhecer alguns exemplos de tratamentos caseiros contra a tosse seca, basta produzi-los e obter os benefícios. Não se esqueça de que, caso os sintomas persistam mesmo após a utilização dos medicamentos e realização das medidas citadas, o médico deve ser consultado.

Leia Também:  Como customizar pulseiras de relógio

Conheça o tratamento caseiro para tosse seca.

Top