Tratamento caseiro para Tosse alérgica

Tossir é um mecanismo muito importante para manter a garganta e as vias aéreas livres. Porém, a tosse excessiva pode ser indicativa de doenças…

Tossir é um mecanismo muito importante para manter a garganta e as vias aéreas livres. Porém, a tosse excessiva pode ser indicativa de doenças ou problemas. A tosse alérgica é um exemplo muito comum, podendo ser provocada por vários fatores. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para tosse alérgica.

A tosse alérgica causa muito incômodo. (Foto: divulgação)

O que é tosse alérgica

A alergia é uma das condições que podem provocar o mecanismo da tosse. Quando o indivíduo entra em contato com substâncias estranhas para o organismo, células específicas são ativadas, produzindo anticorpos. Quando as células de defesa, chamadas de mastócitos, percebem a presença de uma substância indesejada, provocam uma reação inflamatória ativando os receptores chamados de histamina.

Muitas vezes a reação alérgica de defesa é exagerada e muito pior do que o ataque que o indivíduo está sofrendo. Quando ocorre a liberação de histamina, aumenta a produção de muco, gerando o mecanismo de tosse. Esse caso não é muito diferente do que ocorre nas infecções por vírus.

Veja também receitas de xarope caseiro para tosse alérgica 

Sintomas da tosse alérgica

Os sintomas da tosse alérgica incluem:

  • Tosse seca, sem catarro ou outro tipo de secreção;
  • Tosse irritativa, que começa e parece que não vai acabar mais;
  • Tosse persistente ocorre várias vezes ao dia, principalmente à noite.

A pessoa pode ter uma alergia respiratória e não saber. Para tirar essa dúvida, é preciso fazer um teste de alergia, recomendado pelo alergologista ou pneumologista. Os filhos de pais alérgicos possuem mais chances de desenvolverem uma alergia respiratória, sendo mais propensos a sofrer com tosse seca persistente.

O chá de canela com cravo da índia é muito eficaz no tratamento da tosse alérgica. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para tosse alérgica

1. Canela e cravo da índia

Leia Também:  Cabelos fracos e quebradiços: como cuidar

Indicações: a canela e o cravo da índia contêm propriedades e ajudam a acabar com os microrganismos causadores da tosse, já o limão e o mel possuem propriedades expectorantes, que ajudam no fortalecimento do sistema imune, devido ao alto teor de vitamina C.

Ingredientes: 1 pau de canela, 3 cravos da índia, 1 rodela de limão e ½ limão.

Modo de preparo: coloque os ingredientes em um bule e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar, coe, adoce com 1 colher de sopa de mel e tome 2 xícaras de chá por dia.

2. Chá de folhas de urtiga

Indicações: a urtiga é uma planta medicinal que contém propriedades anti-histamínicas e combate várias alergias, sendo muito eficaz no combate da tosse seca.

Ingredientes: 1 colher de sopa de folhas secas de urtiga e 200 ml de água.

Modo de preparo: coloque a água em uma panela e deixe ferver. Em seguida desligue o fogo e acrescente a urtiga. Tape a panela e espere amornar, coe e beba a seguir, podendo adoçar com 1 colher de mel. Tome duas xícaras por dia.

O chá de folhas de urtiga é excelente para tratar a tosse alérgica. (Foto: divulgação)

Veja também como tratar tosse alérgica

A tosse alérgica causa grande incômodo para os indivíduos acometidos. Ela pode ser desencadeada por vários fatores como poeira, poluição e outros. Os tratamentos caseiros são excelentes opções para acabar com a tosse alérgica. Quando aliado ao tratamento medicamentoso os resultados são ainda mais eficazes.

Top