Tratamento caseiro para Queimadura de sol

As queimaduras de sol muitas vezes são inevitáveis quando a exposição solar é intensa. A ardência e a vermelhidão são os principais sintomas desse…

As queimaduras de sol muitas vezes são inevitáveis quando a exposição solar é intensa. A ardência e a vermelhidão são os principais sintomas desse problema. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para queimadura de sol.

A queimadura de sol é provocada pela exposição solar excessiva. (Foto: divulgação)

Queimadura de sol

Os primeiros sinais de queimadura solar podem não surgir em algumas horas. O efeito total na pele pode demorar 24 horas ou mais para aparecer. Os sintomas incluem:

  • Sensibilidade excessiva, vermelhidão e quente ao toque da pele;
  • Bolhas que desenvolvem horas ou dias depois;
  • Descascamento da pele nas áreas de queimadura;
  • Reações como febre, náuseas e erupções cutâneas.

Apesar dos sintomas serem temporários, o dano causado pela pele pode ser permanente e ter efeitos graves para a saúde à longo prazo, incluindo a maior chance de desenvolver câncer de pele. Na hora em que a pele começa a ficar dolorida e vermelha, o dano foi feito. A dor pode piorar entre 6 e 48 horas após a exposição solar.

Em casos graves de queimadura solar, pode ocorrer formação de bolhas de pele. A exposição aguda ao sol pode levar a morte e muitas pessoas queimadas ficam temporariamente incapacitadas todos os anos.

Veja também queimadura do sol, como tratar 

Causas das queimaduras de sol

A queimadura do sol ocorre quando a exposição solar ou outra corrente de luz ultravioleta ultrapassa a capacidade do pigmento protetor corpo, a melanina, que protege a pele. Essa queimadura pode acontecer em menos de 15 minutos em pessoas de pele clara, quando expostas ao sol do meio-dia.

A exposição desprotegida ao sol provoca o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a câncer de pele pode surgir caso não ocorra a proteção adequada da região.

A queimadura na pele pode levar ao descascamento. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para queimadura de sol

1. Hidratante natural de aloe vera com mel: o aloe vera ajuda a aliviar a queimadura de sol, pois possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes. Além disso, o mel é hidratante;

2. Gel caseiro: bata no liquidificador 60g de aloe vera picada, 80 ml de óleo de vitamina E, 1g de vitamina C em pó e uma colher de chá de óleo essencial de alfazema. Aplique na região afetada três vezes ao dia;

3. Pepino ou batata: coloque rodelas de pepino ou batata sobre os locais queimados. Eles ajudam a aliviar a dor e regeneram a pele;

4. Chá verde: faça compressas de chá verde gelado sobre as regiões afetadas, pois ele fará com que a pele se recupere mais rápido;

5. Amido de milho: salpique amido de milho na cama, pois ajuda a evitar a irritação e dor;

6. Aveia: coloque a aveia mistura com água fria e despeje sobre o corpo. A aveia possui propriedades calmantes e ajuda a aliviar a dor.

O aloe vera é excelente para tratar as queimaduras de sol na pele. (Foto: divulgação)

Veja também saiba o que fazer em casos de queimaduras do sol 

A queimadura de sol é provocada pela exposição solar intensa ou exposição a outros fatores ultravioletas. O tratamento caseiro é muito eficaz na queimadura de sol e ajuda a aliviar a dor e a vermelhidão provocadas pela mesma. Aposte nas dicas citadas acima e obtenha ótimos resultados.

Top