Tratamento caseiro para o leite empedrado

Tratamento caseiro para o leite empedrado

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas mães logo no começo da amamentação é o “leite empedrado”, que deixa as mamas duras e causa dores,…

Por Editorial MDT em 31/03/2015

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas mães logo no começo da amamentação é o “leite empedrado”, que deixa as mamas duras e causa dores, dificultando a amamentação. Esse problema pode e deve ser solucionado para que não aconteçam maiores complicações e até mesmo desmame precoce. Pensando nisso, selecionamos dicas de tratamento caseiro para o leite empedrado. Confira.

A amamentação em livre demanda ajuda a evitar o leite empedrado. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para o leite empedrado

Leite empedrado

O ingurgitamento da mama, conhecido como empedramento do leite, é um dos principais motivos pelos quais a mulher desiste de amamentar o bebê. Tudo isso porque, junto a ela surgem as fissuras no bico, dor, febre local e até generalizada. Além disso, ocorre a dificuldade da pega do bebê, o que provoca o choro e deixa a mãe nervosa.

O empedramento acontece por um motivo bem simples. A mulher logo no começo da amamentação produz mais leite do que o bebê necessita, ocorrendo uma sobra. Essa sobra de leite endurece, criando nódulos, prejudicando a mãe e o bebê.

A massagem no seio ajuda a tratar o leite empedrado. (Foto: divulgação)

A massagem no seio ajuda a tratar o leite empedrado. (Foto: divulgação)

Veja também os cuidados com as mamas na amamentação 

Tratamento caseiro para o leite empedrado

1. O primeiro passo para reduzir o problema é amamentar em livre demanda, isto é, amamentar todas as vezes que o bebê sentir fome. Isso não significa que deve ser de duas em duas horas e nem de três. É a hora que o pequeno quiser mamar;

2. A massagem seguida de ordenha manual é um excelente tratamento para o leite empedrado. O ideal é retirar o leite das mamas sem uso de bombinha. Primeiro a mãe faz movimentos circulares com as pontas dos dedos, sempre em direção do bico para a base, procurando nódulos que serão desfeitos. Em seguida coloque os dedos indicadores e polegar em forma de “C” no final da aréola e faça movimentos rítmicos para que o leite saia;

3. Realizar compressas com água quente nos seios ou tomar banho quente só irá piorar a situação. Pode ser que gere sensação de alivio, porém, a água quente estimula a produção de leite. Sendo assim, alguns minutos depois elas estarão cheias. Sendo assim, prefira as compressas frias e banhos mornos ou frios;

4. Outra dica é utilizar bolsas de gelo entre as mamas para diminuir o inchaço e fazer compressas mornas ou frias para fluir o leite.

A compressa no seio deve ser morna ou fria. (Foto: divulgação)

Veja também leite empedrado, o que fazer 

O leite empedrado é um problema que acomete grande parte das mães logo nos primeiros dias de amamentação. Esse problema deve ser tratado para evitar problemas maiores e até o desmame precoce. Aposte nas dicas de tratamentos caseiros para empedramento do leite e tenha uma excelente amamentação.

Top