Tratamento caseiro para nariz entupido

A congestão nasal é popularmente conhecida como “entupimento do nariz”. Na maioria das vezes está associada a situações como gripe, sinusites e outros problemas…

A congestão nasal é popularmente conhecida como “entupimento do nariz”. Na maioria das vezes está associada a situações como gripe, sinusites e outros problemas que causam inflamação da mucosa nasal, como a rinite. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para nariz entupido.

O entupimento do nariz é causado por vários fatores. (Foto: divulgação)

Nariz entupido

Grande parte das pessoas acha que o nariz fica entupido devido ao excesso de muco produzido em algumas afecções. Porém, na maior parte dos casos, o nariz fica congestionado quando o revestimento dos tecidos incha. Esse inchaço ocorre devido a inflamação dos vasos sanguíneos.

Os recém-nascidos são os que mais sofrem com esse problema, pois respiram pelo nariz. Quando as narinas entopem nos primeiros meses de vida, pode dificultar a amamentação e em alguns casos causar problemas graves de respiração.

O nariz entupido pode interferir nos ouvidos, na audição e também no desenvolvimento da fala. Quando ocorre somente de um lado, pode ser sinal indicativo de que a criança introduziu algo no nariz.

Veja também rinite, sintomas como aliviar 

Principais causas do nariz entupido

  • Resfriado;
  • Gripe;
  • Infecção nos seios da face;
  • Febre do feno ou outras alergias;
  • Pólipos nasais;
  • Gravidez;
  • Rinite vasomotora;
  • Uso inadequado de descongestionantes nasais.

    O chá de endro é muito bom para tratar nariz entupido. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para nariz entupido

1. Chá de endro

Ingredientes: folhas, frutos e sementes de endro e água.

Modo de preparo: primeiramente coloque algumas folhas, frutos e sementes de endro em uma assadeira e leve até o forno para torrar. Em seguida coloque-as na água e leve ao fogo para ferver. Espere amornar, coe e beba várias vezes ao dia.

2. Lavagem nasal com água morna e sal

Ingredientes: 200 ml de água morna e 1 colher de sal.

Modo de preparo: coloque sal em um bule ou em uma chaleira e acrescente água morna. Mexa até o sal desaparecer e aplique na narina. Através da força da gravidade a água entra na narina e sai pela outra sem causar problemas.

A lavagem com sal e água morna ajuda a desentupir o nariz. (Foto: divulgação)

Veja também como desentupir o nariz do bebê 

O entupimento do nariz ocorre devido a inflamação dos tecidos que revestem a narina, o que dificulta a respiração. Ele pode ser provocado por vários problemas como gripe, resfriado, sinusites e outros. O tratamento do problema pode ser feito em casa de forma bem simples. O ideal é associar o tratamento caseiro com o medicamentoso indicado pelo médico para obter maiores resultados. Aposte nas dicas citadas e acabe com o entupimento do nariz.

Top