Tratamento caseiro para herpes labial

Editorial MDT 29/04/2013 Bem Estar

O herpes labial é uma infecção de incidência bastante frequente e que causa grande incômodo e prejuízo estético. Por isso, muitas pessoas procuram maneiras de acabar com as manifestações clínicas da doença ou acelerar a remissão dos sintomas. Felizmente é possível utilizar produtos encontrados na cozinha para auxiliar nessa tarefa. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e saiba mais sobre o tratamento caseiro para herpes labial.

Saiba quais as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca.

O herpes labial é uma doença muito comum na população. (Foto: divulgação)

Remédios caseiros para o herpes labial

Veja algumas receitas caseiras que combatem o herpes labial:

  • Sacos de chá preto

O chá preto tem alta concentração de anti-inflamatórios e possui até mesmo substâncias capazes de inibir a replicação viral. Portanto, esse é um dos remédios caseiros mais simples e eficientes.

Para proceder com o tratamento basta ferver 1 ou 2 sachês do produto por aproximadamente 5 minutos. Depois é só reservar os saquinhos com as ervas e, assim que a temperatura estiver confortável, aplicar sobre a região afetada durante 5 minutos. O procedimento deve ser repetido 3 vezes ao dia e deve ser feito logo em seguida ao aparecimento dos sintomas.

  • Aplicação de gelo ou compressas frias

Uma medida bastante popular e com eficácia comprovada é a aplicação de gelo sobre o local da lesão. É possível embrulhar um pacote de gelo em um pano, a fim de prevenir lesões cutâneas causadas pelo contato direto entre a pele e o gelo. Como essa medida interfere na replicação viral, o ideal é que seja realizada logo no início do quadro sintomático. O procedimento pode ser repetido várias vezes ao longo do dia.

A aplicação de gele inibe a replicação viral. (Foto: divulgação)

  • Pó de domeboro

O pó de domeboro é capaz de auxiliar na redução da coceira local, além de diminuir o tempo de secagem das bolhas. A maneira correta de preparar essa substância é adicioná-la em uma garrafa de água e agitar bem. Depois basta aplicar a mistura em toda área de pele afetada, utilizando uma gaze embebida na solução.

  • Aloe vera

A aloe vera é uma planta com propriedades calmantes e restauradoras, capaz de aliviar o prurido (coceira) local e ainda acelerar o processo de cicatrização. É uma excelente opção para eliminar as crostas da ferida.

É possível aplicar o próprio sumo da aloe vera diretamente sobre a região afetada. Outra alternativa é comprar um gel de aloe vera com a maior concentração de extratos possível.

A aloe vera ajuda na cicatrização. (Foto: divulgação)

Saiba quais são as formas de contágio do herpes.

O herpes labial é uma infeção recorrente de alta prevalência na população e que ainda não possui cura. Com a ajuda de algumas receitas caseiras é possível tratar os sintomas de maneira eficiente e se livrar mais rapidamente das incômodas feridinhas na boca.

Outros artigos

Receita de Chocolates

29/02/2016

Receita de Chocolates

O chocolate é feito a base de cacau, misturado com outros itens, como amêndoas e frutas. Essa delícia, que faz parte da vida dos brasileiros o ano todo, é ainda mais...

SENAC PE Cursos Gratuitos 2012

10/01/2011

SENAC PE Cursos Gratuitos 2012

O SENAC Pernambuco traz até você cursos gratuitos 2012, estão abertas inscrições para cursos gratuitos no Senai de PE, são 16 cursos de capacitação profissional ...

Dicas para ajudar criança com a tabuada

18/01/2013

Dicas para ajudar criança com a tabuada

A tabuada é algo que aprendemos logo cedo na escola e que utilizamos para o resto de nossas vidas. Porém, esse processo de aprendizado não é tão fácil assim e é tido...