Tratamento caseiro para Gripe

A gripe é uma infecção viral sazonal capaz de causar sintomas sistêmicos e muito desconfortáveis. Geralmente de surgimento súbito, o quadro clínico pode se…

A gripe é uma infecção viral sazonal capaz de causar sintomas sistêmicos e muito desconfortáveis. Geralmente de surgimento súbito, o quadro clínico pode se manifestar por febre, tosse seca, coriza, dor muscular, desânimo e hiporexia (falta de vontade de se alimentar). Felizmente essa doença é autolimitada e algumas medidas caseiras ajudam a combater os principais sintomas. Saiba mais sobre o assunto e conheça dicas de tratamento caseiro para gripe.

A gripe é um problema que causa grande desconforto. (Foto: divulgação)

Quando procurar auxílio médico

Apesar do existirem várias medidas capazes de proporcionar mais conforto ao indivíduo, a gripe é uma doença que não pode ser menosprezada, pois apesar de ser bastante comum, é responsável por milhares de mortes ao redor do mundo, anualmente.

Existem alguns sinais que indicam a necessidade de procurar auxílio médico, que incluem febre alta por mais de três dias e tosse persistente que piora com o passar do tempo e pode estar associada a dor no peito ou taquipneia (respiração rápida). É possível que a exacerbação do quadro clínico esteja relacionada ao aparecimento de infeção bacteriana secundária, com a necessidade de tratamento com antibióticos.

Entenda a diferença entre gripe e pneumonia.

Tratamento caseiro para gripe

Confira algumas dicas de tratamentos caseiros contra gripe, que ajudam a acelerar o processo de recuperação e a acabar com os sintomas desagradáveis.

  • Mel para combater a tosse

A tosse que acompanha os quadros gripais tende a causar muito incômodo tanto para o doente como para os demais moradores da casa. O mel é um alimento muito especial que já vem sendo utilizado há séculos na medicina chinesa como tratamento paliativo para tosse, pois atua como um expectorante natural, melhorando o fluxo de muco das vias respiratórias.

Uma receita simples e que vale a pena ser seguida é misturar 1 colher de sopa de mel de abelha em um copo de água quente, mexer bem e ingerir. Pessoas que não se dão bem com o gosto extremamente doce do preparado podem espremer um pouco de limão na mistura, que ajuda a melhorar o sabor.

O mel é um excelente expectorante. (Foto: divulgação)

  • Mantenha boa hidratação

Todo portador de gripe que deseja se recuperar rapidamente não deve se esquecer de ingerir líquidos regularmente, pois além de ajudar na manutenção de uma boa hidratação (que melhora a disposição do indivíduo), ainda é capaz de fluidificar as secreções do trato respiratório.

  • Comidas leves

O mal estar generalizado e a hiporexia podem causar dificuldades no momento da alimentação. Uma boa dica para manter os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo em níveis adequados é dar preferência para alimentos leves, como os caldos de carne, frango ou legumes.

  • Benefícios do tomilho

Além de ter uma fragrância agradabilíssima, o tomilho é possui um poderoso expectorante e antisséptico natural. Essa característica se deve a presença do timolol, um óleo com propriedades benéficas, que atua especialmente no sistema respiratório superior.

Algumas sugestões de utilização é segurar um ramo com as mãos em concha e aspirar o odor. Outra ideia é o consumo na forma de chá, que pode ser adoçado com mel para potencializar os efeitos sobre o trato respiratório.

Esclareça as principais dúvidas sobre a gripe.

Os caldos ajudam a se manter hidratado e proporcionam os nutrientes necessários. (Foto: divulgação)

A gripe é um problema que limita o dia a dia de muita gente, devido aos sintomas super desconfortáveis. Apesar de muitas vezes a gravidade do quadro ser menosprezada, essa doença viral é perigosa e merece investigação médica nos casos em que ocorre piora do quadro. Para a maioria dos pacientes, o tratamento caseiro é o suficiente para combater os sintomas e proporcionar mais conforto.


Top