Tratamento caseiro para Enxaqueca

A enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça. A dor pode se localizar apenas de um lado da cabeça ou dos dois.…

A enxaqueca é um dos tipos de dores de cabeça. A dor pode se localizar apenas de um lado da cabeça ou dos dois. Esse problema acomete grande parte da população, sendo a maioria mulheres. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para enxaqueca.

A enxaqueca pode ser provocada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é enxaqueca

Existem quase 200 tipos de dores de cabeça, com sintomas e tratamentos diferentes. A enxaqueca é uma das principais responsáveis pelas consultas médicas. Ela provoca dor latejante, que vai de moderada à forte, que pode durar de quatro até 72 horas. Atinge 17% das mulheres e 7% dos homens.

Dentre as principais causas de enxaqueca está a alimentação inadequada, padrões de sono errados, variações de temperatura e umidade do ar, fatores hormonais, emocionais e o estresse.

Veja também enxaqueca, sintomas e causas 

Sintomas da enxaqueca

O principal sintoma da enxaqueca é uma dor latejante e pulsátil, normalmente de um lado só da cabeça, pode ser de intensidade moderada ou forte. Ela pode estar acompanhada de náusea, vômitos e hipersensibilidade à luz, aos sons e a alguns odores, sintomas que podem durar até 72 horas e pioram com os movimentos. Fatores como depressão, agitação, irritabilidade são transtornos que podem estar relacionados com as crises de enxaqueca.

O suco de laranja ajuda no tratamento da enxaqueca. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para enxaqueca

1. Suco de laranja

Ingredientes: 250 ml de laranja e 10 gotas de própolis.

Modo de preparo: tome diariamente 1 copo de suco de laranja, levemente aquecido com gotas de própolis. Após 3 meses avalie os resultados.

2. Chá de semente de girassol

Ingredientes: 40g de sementes de girassol torradas e 1 litro de água.

Modo de preparo: misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por alguns minutos. O óleo dessa semente possui propriedades calmantes e protetoras para o sistema nervoso.

3. Chá de gengibre

Ingredientes: 50g de gengibre fresco e 1 litro de água.

Modo de preparo: rale o gengibre e coloque em uma panela com água. Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e coe o chá. Tome diariamente de 2 a 3 xícaras de chá de gengibre.

O chá de girassol é muito eficaz no tratamento da enxaqueca. (Foto: divulgação)

Veja também os alimentos que pioram a enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que provoca grande desconforto aos indivíduos acometidos. As dores podem surgir acompanhadas de vômitos, náuseas, sensibilidade ao som, à luz e aos cheiros. O tratamento da enxaqueca pode ser feito em casa através da mudança de hábitos alimentares, padrões adequados de sono e também com auxilio de medicamentos caseiros. Aposte nas nossas dicas de tratamentos caseiros para a enxaqueca.

Top