Tratamento caseiro para dor de ouvido

Quem já sofreu com a terrível dor de ouvido sabe o quanto esse problema incomoda. A dor pode ser provocada por doenças do próprio…

Quem já sofreu com a terrível dor de ouvido sabe o quanto esse problema incomoda. A dor pode ser provocada por doenças do próprio ouvido ou por distúrbios em estruturas próximas ou distantes do mesmo. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para dor de ouvido.

A dor de ouvido pode ser gerada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é dor de ouvido e suas causas

A dor de ouvido pode se dar de forma aguda, surda ou ardente. Ela pode acometer somente um dos ouvidos ou os dois. Além disso, pode ser temporária ou constante. A trompa de Eustáquio sai do ouvido médio de cada ouvido e vai até a parte posterior da garganta. Essa trompa drena o líquido que é produzido no ouvido médio. Se ela for bloqueada, o líquido pode se acumular, provocando uma pressão atrás do tímpano ou uma infecção local.

Nos adultos as chances são menores da dor de ouvido ser causada por infecção. Muitas vezes o que pensamos que pode ser dor de ouvido, na verdade pode ser gerada em outro local, como nos dentes, na garganta e outros. Essa dor é denominada reflexa ou referida.

A causa da dor de ouvido pode incluir também:

  • Artrite mandibular;
  • Infecção de ouvido aguda ou crônica;
  • Tímpano rompido ou perfurado;
  • Infecção nos seios da face;
  • Lesão no ouvido devido a pressão;
  • Objetos colocados no ouvido;
  • Infecção dentária;
  • Garganta inflamada;
  • Infecção dos seios da face;
  • Síndrome de articulação temporomandibular.

    É importante consultar o médico para avaliar melhor o caso. (Foto: divulgação)

Veja também o que fazer com a dor de ouvido em crianças 

Tratamento caseiro para dor de ouvido

1. Compressa de folha de aboboreira

Indicações: a compressa morna ajuda aliviar a dor e o incômodo provocados pela dor de ouvido. Pode ser usada por indivíduos de todas as idades.

Ingredientes: 3 a 4 folhas de aboboreira e 200 ml de água morna.

Modo de preparo: para fazer esse remédio caseiro, lave bem as folhas de aboboreira e coloque em uma panela com água morna. Assim que as folhas estivem aquecidas, retire-as da água e seque-as. Coloque-as uma sobre as outras e deixe agir por 20 ou 30 minutos.

2. Óleo de amêndoas com alho

Indicações: a temperatura morna ajuda a diminuir a dor e o óleo lubrifica a pele do canal auditivo, que possivelmente esta inflamada. O alho possui propriedades medicinais que facilitam a regeneração tecidual.

Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo de amêndoas, 1 dente de alho e 1 pedaço de algodão.

Modo de preparo: esmague o alho e coloque em uma colher, completando com óleo de amêndoas. Aqueça a colher no fogão e pingue algumas gotas dessa infusão no pedacinho de algodão. Esprema para tirar o excesso. Em seguida, coloque a bolinha de algodão no ouvido, fazendo com que ele fique tapado, mas sem pressionar.

O óleo de amêndoas com alho é muito eficaz no tratamento da dor de ouvido. (Foto: divulgação)

Veja também dor de ouvido, dicas para tratar 

A dor de ouvido pode ser provocada por vários fatores como dores de garganta, gripe, infecções e outras. Os tratamentos caseiros são excelentes opções para aliviar o problema. Entretanto, para obter maiores resultados, eles devem ser aliados ao tratamento medicamentoso indicado pelo médico.

Top