Transtornos de ansiedade: saiba o que é, conheça

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade. São diversas as situações que podem colaborar com a manifestação desse problema tão comum. Porém, o…

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade. São diversas as situações que podem colaborar com a manifestação desse problema tão comum. Porém, o que pouca gente sabe é que esse distúrbio apresenta diversos tipos. Saiba mais sobre os transtornos de ansiedade.

O estresse diário pode colaborar com o desenvolvimento do transtorno de ansiedade. (Foto: divulgação)

Conheça sobre o transtorno de ansiedade generalizada

Para quem desconhece o assunto, o transtorno de ansiedade generalizada é um padrão de preocupação e de ansiedade que costuma se manifestar no indivíduo em situações de estresse do cotidiano. Como por exemplo a realização de atividades e eventos com a presença de algumas pessoas.

Saiba quais são as causas relacionadas ao problema

São diversas as causas que estão relacionadas ao desenvolvimento do transtorno de ansiedade. Entre os fatores diretamente ligados com o seu desenvolvimento estão a genética e o estresse diário.

É importante mencionar que qualquer pessoa pode manifestar esse transtorno. No entanto, na maioria dos casos, as pessoas não conseguem se recordar do tempo que não eram ansiosas.

A irritabilidade é uma das manifestações do transtorno de ansiedade. (Foto: divulgação)

Aprenda a diagnosticar o problema

Diante da suspeita de transtorno de ansiedade generalizada, o médico poderá realizar um exame físico específico e mental completo. Além disso, o profissional poderá solicitar de alguns exames específicos e colaborarão com o diagnóstico do problema.

Saiba como reconhecer o problema do transtorno de ansiedade

Um indivíduo que é portador do transtorno de ansiedade costuma apresentar uma preocupação ou tensão importante, mesmo quando não há motivo para tal. Em geral, as preocupações costumam passar de um problema para outro, envolvendo questões familiares, amorosas ou mesmo, relacionadas ao trabalho. Além dessas manifestações clínicas do transtorno de ansiedade, a pessoa pode apresentar:

  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para dormir;
  • Inquietação;
  • Tensão muscular;
  • Problemas de estômago.
Leia Também:  Como Tratar Transtorno De Ansiedade

Diante de qualquer um dos sinais e sintomas é muito importante buscar a orientação de um especialista, de modo a iniciar o tratamento e evitar as consequências que o transtorno de ansiedade pode causar.

Tratamento para transtorno de ansiedade

Segundo especialistas, o principal objetivo do tratamento para o transtorno de ansiedade é ajudar o indivíduo que sofre com o problema, a ter uma vida cotidiana adequada. Em geral, é utilizada uma combinação de remédios, associado a uma terapia cognitivo-comportamental. Vale ressaltar que o tipo de medicamento a ser utilizado, dependerá da apresentação clínica de cada paciente.

Saiba como identificar o transtorno de ansiedade. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos sofrem com os sintomas do transtorno de ansiedade. Após conhecer mais sobre esse problema tão comum e saber como identifica-lo e trata-lo, é importante que diante de qualquer suspeita, a pessoa busque a orientação de um especialista. Isso porque em alguns casos, a vida do indivíduo pode ser afetada de forma negativa, quando não estipulado o tratamento de forma eficaz.

Top