Transtorno Obsessivo Compulsivo: sintomas, como tratar

Limpar a casa várias vezes ao dia, lavar as mãos todo tempo, enfileirar objetos e achar que nada está organizado, são manias que algumas…

Limpar a casa várias vezes ao dia, lavar as mãos todo tempo, enfileirar objetos e achar que nada está organizado, são manias que algumas pessoas possuem. Porém, quando isso se torna algo frequente e acaba atrapalhando a rotina, pode ser um problema chamado Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC.  Veja os sintomas e como tratar o Transtorno Obsessivo Compulsivo.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ser prejudicial ao indivíduo. (Foto: divulgação)

O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo

Também conhecido como TOC, o Transtorno Obsessivo Compulsivo é um distúrbio de ansiedade caracterizado pela manifestação de crises de obsessão e compulsão. O comportamento obsessivo é caracterizado por pensamentos, ideias e imagens que atrapalham insistentemente a pessoa, mesmo que ela não queira.

Tudo isso fica se repetindo na cabeça do portador de TOC e a única forma de se livrar dos mesmos por um tempo é realizando o desejo da compulsão, obedecendo a regras, etapas que ajudam a aliviar essa ansiedade. Algumas pessoas acham até que se não realizarem seus rituais, algo horrível pode acontecer-lhes.

Porém, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a piorar conforme são realizados os rituais e pode se tornar uma dificuldade a mais para o dia a dia da pessoa e também para sua vida familiar.

A compulsão e obsessão fazem com que o indivíduo se sinta pressionado. (Foto: divulgação)

Veja também TOC e manias, diferenças 

Sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo

  • Todos nós podemos apresentar situações compulsivas que não são consideradas TOC. Porém, o principal sintoma está relacionado a presença de pensamentos obsessivos que fazem com o indivíduo realize um ritual compulsivo como forma de aliviar a ansiedade que toma conta do seu ser.
  • O excesso de preocupação com limpeza e higiene pessoal, dificuldade de falar algumas coisas, indecisão por medo de errar diante de situações do dia a dia, pensamentos relacionados com morte e acidentes são alguns exemplos de Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Leia Também:  Razões para fazer mamografia

Como tratar o Transtorno Obsessivo Compulsivo

1. O tratamento para TOC pode ser feito com medicamentos ou não. No caso dos medicamentos são usados antidepressivos que atuam na liberação de serotonina (hormônio que causa sensação de prazer e bem-estar);

2. A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado muito eficaz no tratamento do TOC. Durante esse tratamento, a pessoa é exposta a situação que lhe causa ansiedade, iniciando pelos sintomas mais amenos. Os resultados são mais eficazes quando associados dois tipos de terapias;

3. É importante deixar claro para o indivíduo portador de TOC e familiares sobre como é a doença. Pois o apoio da família é muito importante durante o tratamento.

A mania de limpeza e organização é característica de quem possui TOC. (Foto: divulgação)

Veja também as manias mais estranhas dos famosos 

O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um problema que acomete muitas pessoas e muitas vezes passa despercebido. Porém, ele deve ser identificado e tratado precocemente para que não prejudique o desenvolvimento do indivíduo em suas ações diárias. Ao surgirem os sintomas, procure ajuda de um psicólogo.

Top