Transtorno bipolar: mitos e verdades

Editorial MDT 29/06/2012 Notícias

O transtorno bipolar é uma das doenças psiquiatricas mais comuns em nosso meio. (Foto Divulgação)

Uma das doenças psiquiátricas mais conhecidas e que afeta mais pessoas em todo o mundo é o transtorno bipolar. Entretanto, poucas pessoas reconhecem seu real significado. Devido a isso, acabam surgindo alguns mitos e verdades a repeito dessa doença emocional. Confira algumas informações a repeito dessa patologia.

Compreendendo o transtorno bipolar

Segundo o DSM-IV (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais – 4 ed) e o CID-10 (Classificação Internacional das Doenças), o distúrbio bipolar é um dos tipos de transtorno do humor. Ele se caracteriza pela alteração extrema do humor, onde o paciente pode se encontrar em uma fase maníaca ou de hiperatividade, e em um breve espaço de tempo evoluir para um estado de depressão, tristeza e lentidão.

Vale ressaltar que, da mesma maneira que a alternância entre um estado e outro pode ocorrer rapidamente, é possível que o paciente se mantenha por muito tempo sem oscilar para nenhum polo de humor, chegando a permanecer assintomático por anos.  Também existem pacientes que podem apresentar apenas a depressão, merecendo melhor investigação, uma vez que o diagnóstico de transtorno bipolar pode ser duvidado.

Apesar do seu padrão de classificação, o diagnóstico é complicado até mesmo para os especialistas. Isso porque, em alguns casos, a manifestação pode variar de uma pessoa para outra.

Leia também: Hiperatividade na vida adulta – o que fazer.

É necessário buscar a orientação de um médico especialista diante das manifestações. (Foto Divulgação)

O transtorno bipolar “está na moda”

É difícil encontrar pessoas declaradamente portadoras do transtorno bipolar e por vezes acabamos tendo a falsa impressão de que a incidência dessa doença está diminuindo. Entretanto, os especialistas no assunto detectaram que grande parte dos profissionais acaba se equivocando no momento de diagnosticar o paciente, o que acaba sendo extremamente grave para o doente.

O bipolar é criativo!

Grande parte das pessoas leigas acredita que as pessoas portadoras de transtorno bipolar apresentam uma diminuição da criatividade. Um grande erro! Isso pode ser explicado pelo simples fato de existir muitos artistas do meio televiso que são portadores da enfermidade e nem por isso sofreram perda de seu desenvolvimento e método de criação.

Mediante o diagnóstico, uma vida livre de mudanças bruscas de humor é possível! (Foto Divulgação)

O transtorno bipolar faz parte da realidade da população mundial, sendo uma das principais do mundo psiquiátrico. Ela, assim como qualquer outra enfermidade, necessita de uma atenção especial, além de um diagnóstico adequado. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre essa enfermidade tão comum, basta buscar a orientação de um medico especialista e seguir as orientações. Com certeza, isso fará uma grande diferença na sua vida, assim como a de todos que estão a sua volta.

 Veja também: Transtorno bipolar – sintomas e tratamento.

Outros artigos

CD Eletro 2012 – Lista de Músicas

26/12/2011

CD Eletro 2012 – Lista de Músicas

[caption id="attachment_363239" align="aligncenter" width="500" caption="CD Eletro 2012, som da melhor qualidade"][/caption] A música eletrônica surgiu no ano de ...

Descobrindo o império Inca no Peru

18/11/2011

Descobrindo o império Inca no Peru

O Império Inca surgiu em algum momento do século XIII. Esse foi o maior império da América pré-colombiana. A sociedade vivia na região de Cusco, no Peru. Era uma...