Transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você

Isabella Moretti 10/01/2016 Beleza

Saiba tudo sobre transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você. Nessa matéria, você vai aprender a recuperar a beleza natural do seu cabelo. O caminho para restaurar o brilho, a textura e o volume original pode ser árduo, mas com dedicação e cuidado é possível alcançar os melhores resultados.

Transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você. (Foto Ilustrativa)

Transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você. (Foto Ilustrativa)

Depois de muitos anos fazendo escova progressiva, algumas mulheres simplesmente se cansaram do cabelo liso e agora querem restaurar os cachos. O processo, no entanto, não é nada fácil. É preciso tratar os danos e respeitar as etapas da transição capilar.

Leia mais: Tranças afro com dicas e passo a passo para fazer

Transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você

A transição capilar, como o próprio nome já diz, é um processo. A mulher vai abandonando as químicas aos poucos e recorrendo às hidratações para restaurar os cachos. O método também ajuda a recuperar a saúde dos fios.

Veja como fazer transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você:

  1. Esteja motivada

A motivação é o principal segredo para conseguir iniciar a transição capilar. A mulher precisa estar pronta para um período de mudança, que envolve tabus e obstáculos. No início, é natural o cabelo ficar indefinido (nem liso, nem cacheado), mas tudo faz parte do processo.

  1. Aceite o seu cabelo natural

Toda mulher, na hora de passar pela transição capilar, precisa estar preparada para a aceitação. Isso mesmo! O cabelo vai demorar um tempo para ficar bonito e pode apresentar uma aparência indesejada, como raiz cheia e pontas lisas (efeito cogumelo). Aceite a situação e não desista.

  1. Adote hábitos saudáveis

No processo de transição capilar, a saúde do cabelo é colocada em primeiro lugar. Portanto, a mulher deve estar preparada para mudar a rotina de beleza e adotar hábitos mais saudáveis. Os cabeleireiros recomendam evitar qualquer procedimento químico, diminuir o uso de chapinha e secador e manter uma alimentação saudável.

Você vai precisar mudar os hábitos. (Foto Ilustrativa)

Você vai precisar mudar os hábitos. (Foto Ilustrativa)

  1. Prepare-se para a abstinência

A ausência de química vai fazer com que o cabelo fique ressecado, quebradiço e opaco. Esses sintomas de abstinência serão superados com o tempo. É só ter paciência.

Saiba mais: Cremes de pentear para cabelos cacheados: dicas, marcas

  1. Escolha bons produtos

Use produtos altamente hidratantes para aplicar no cabelo, como é o caso das máscaras a base de ceramidas, macadamia e queratina. Evite qualquer produto com pH alto ou com parafina e silicone na composição. Além de shampoo, condicionador e máscara, também vale à pena usar leve-in, pomada e creme de pentear.

  1. Corte as pontinhas

Ao enfrentar a transição capilar, a mulher não precisa sentir medo da tesoura. O ideal é cortar as pontinhas pelo menos a cada dois meses, a fim de eliminar as pontas duplas e estimular o crescimento.

  1. Faça hidratações caseiras

É possível usar uma máscara caseira para recuperar o cabelo quebrado e sem vida, basta combinar ingredientes naturais altamente hidratantes. A mistura de abacate e óleo de amêndoa é uma boa sugestão.

O cabelo em transição capilar precisa de hidratação. (Foto Ilustrativa)

O cabelo em transição capilar precisa de hidratação. (Foto Ilustrativa)

  1. Aplique protetor térmico

O secador é uma ferramenta que não dá para simplesmente excluir da rotina de beleza. No entanto, se você faz uso contínuo dele, então aplique sempre protetor térmico nos fios e alterne a temperatura.

  1. Não deixe o cabelo sempre preso

Viver de rabo de cavalo ou de coque não é saudável para o cabelo em transição. O penteado preso dificulta o crescimento e pode quebrar as madeixas.

  1. Estimule o crescimento

Para estimular o crescimento do cabelo, a mulher deve lançar mão de produtos específicos, como shampoo estimulante, vitaminas capilares e tônicos.

Veja também: 10 dicas para hidratações caseiras

Agora você já sabe tudo sobre transição capilar: 10 dicas que irão ajudar você. Seguindo os conselhos acima, você vai conseguir sobreviver ao processo e desfrutar de um cabelo mais saudável. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.

 

Outros artigos

50 anos de Rolling Stones: fotos

14/07/2012

50 anos de Rolling Stones: fotos

[caption id="attachment_485621" align="alignnone" width="597" caption="Ron Wood, Mick Jagger, Charlie Watts e Keith Richards (Foto:divugação)"][/caption] Há 50 an...

Site Brasilit, www.brasilit.com.br

22/02/2011

Site Brasilit, www.brasilit.com.br

A empresa Brasilit foi a primeira a lançar telhas de fibrocimento no Brasil, o produto conquistou o País de ponta a ponta. Ela mantém sua liderança até hoje, produ...

Animais fazendo pose de humanos: fotos

21/11/2013

Animais fazendo pose de humanos: fotos

Se você acha que apenas os humanos gostam de fazer pose e de se preparar para sair bem na foto, ainda não viu o quanto alguns animais são fotogênicos. Muitos deles c...