Trajes masculinos para noite de gala

É fato inegável que a maioria das pessoas acaba se confundindo muito com os trajes a serem usados, nas diferentes ocasiões. Muitos convites mencionam…

É fato inegável que a maioria das pessoas acaba se confundindo muito com os trajes a serem usados, nas diferentes ocasiões. Muitos convites mencionam o código de vestimenta. Porém, é bem comum as pessoas lerem e não saberem do que se trata. Isso acontece porque existe uma regra geral para todos os tipos de trajes. Até mesmo com o universo masculino, que parece mais restrito em relação a roupas, a quantidade de detalhes para que se caracterize uma determinada vestimenta é um tanto complicada. Aqui, vamos falar um pouco sobre os trajes masculinos de gala.

Traje de gala é o Black Tie, com smoking (Foto: Divulgação)

Eventos de gala

Você, certamente, já viu imagens televisivas ou impressas de cerimônias de premiação, como as do Oscar ou outros eventos semelhantes. Portanto, você já deve ter reparado que os homens, nestas ocasiões, usam um mesmo tipo roupa. São os trajes de gala para homens. Tais trajes fazem parte da denominação “Black Tie” ou “Traje a rigor”. Eles são usados em todos os tipos de eventos chiques, cheios de glamour. Quando se fala em Black Tie, está-se referindo ao smoking.

Gravata borboleta, camisa branca sofisticada e paletó preto são obrigatórios (Foto: Divulgação)

O smoking é, por excelência, o traje Black Tie. Ele está ligado ao luxo e ao glamour. Entretanto, não se pode pensar que ele pode ser usado em todos os lugares “chiques”. Por mais luxuoso e formal que seja uma cerimônia de casamento, por exemplo, o smoking nunca deverá ser o traje escolhido para esta ocasião. Neste caso, o mais indicado é o meio-fraque ou, se a cerimônia for menos formal, o traje passeio completo, que é o mais comum, composto por terno e gravata.

Leia Também:  Bolsas: dicas para limpar, conservar

Como é o traje smoking

Usar smoking requer um paletó preto, uma calça igualmente preta (com faixa lateral de cetim ou gorgorão), gravata estilo borboleta, camisa branca, faixa na cintura (opcional), colete (opcional), sapatos e meias pretas. Vejamos mais detalhes sobre cada peça.

O paletó do smoking, geralmente, tem uma lapela de cetim (aquela parte que fica virada para fora, logo acima dos botões). Baiaxo dela, a camisa deve ser branca e impecável. Geralmente, ela tem uma parte feita com tecido plissado. A gola, por sua vez, pode ter as extremidades pontiagudas, ficando por cima da gravata; pode, também, ficar embaixo dela (o que é mais confortável).

A faixa na cintura e o colete são opcionais (Foto: Divulgação)

A faixa é opcional, assim como o colete. Caso opte pela faixa do smoking, o homem deverá combiná-la com a gravata. Se, por outro lado, optar pelo colete, então este deverá ter a cor da gravata, mas a faixa deverá ser descartada. Para finalizar, as meias devem ser pretas, bem como os sapatos. Estes costumam ter o formato mais alongado, com ou sem cadarço. Podem ser de couro ou verniz. Para mais elegância, use o smoking abotoado.

Aprenda a escolher ternos: Ternos: saiba como escolher o modelo ideal

Saiba mais sobre o traje Passeio Completo: Traje Passeio Completo – Feminino e Masculino

Top