Trabalho temporário aumenta em 60% as chances de novo emprego

Trabalho temporário aumenta em 60% as chances de novo emprego

Um estudo realizado pela confederação internacional CIETT revelou que o trabalho temporário aumenta em 60% as chances de um novo emprego. Isto acontece porque…

Por Isabella Moretti em 20/09/2012

Um estudo realizado pela confederação internacional CIETT revelou que o trabalho temporário aumenta em 60% as chances de um novo emprego. Isto acontece porque a ocupação é uma oportunidade para ganhar experiência e obter qualificação.

Pesquisa revela que trabalho temporário aumenta as chances de um emprego efetivo. (Foto:Divulgação)

Contrato temporário aumenta a empregabilidade

O trabalho temporário oferece vantagens que permitem encarar os desafios do mercado e obter maiores chances de sucesso. Esta modalidade de emprego pode até durar pouco tempo e não oferecer um bom salário, mas acrescenta novos atributos para o perfil profissional.

O CIETT, que é representado no Brasil pelo Sindeprestem, descobriu que o trabalho temporário aumenta as chances de empregabilidade após avaliar dados de vários trabalhadores. O número de pessoas oficialmente desempregadas era, a princípio, de 37%. Após um ano, os profissionais acumularam experiências de trabalhos temporários no currículo e este mesmo índice caiu para 15%.

O trabalho temporário garante qualificação e experiência para o profissional. (Foto:Divulgação)

Para Vander Morales, presidente do Sindicato das Empresas de Terceirização de Serviços e Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem), este levantamento serve para mostrar que o contrato temporário pode se tornar um propulsor profissional, pois abre novas chances no mercado de trabalho.

Veja também: 5 dicas para ser efetivado no trabalho temporário

Como aproveitar um trabalho temporário?

Muitas pessoas sentem receio de ingressar em uma vaga de emprego temporário, afinal, a oportunidade dura poucos meses e não oferece muitas garantias. Entretanto, encarar esta chance com boa vontade e dedicação é uma alternativa muito mais favorável do que ficar desempregado ou esperar o emprego efetivo.

Normalmente o funcionário temporário é contratado para arcar com a demanda de mão-de-obra de determinadas épocas do ano, como é o caso do Dia das Mães ou do Natal. Os setores que mais contratam nos períodos sazonais são a indústria e o comércio.

Um funcionário temporário dedicado pode ser efetivado pela empresa. (Foto:Divulgação)

As empresas que contratam temporários estão atentas ao desempenho destes funcionários. Quando a pessoa mostra disposição para o serviço no curto prazo de contratação, ela pode até ser contemplada com um emprego efetivo, ou seja, com carteira assinada e direito aos benefícios trabalhistas.

Veja a seguir algumas dicas para aproveitar ao máximo o trabalho temporário e aumentar as chances de ser efetivado pela empresa:

– É importante respeitar as regras da empresa;

– Ter um bom relacionamento com os demais colegas;

– Ter um bom comportamento;

– Superar as metas;

– Não deve mudar algum processo da empresa;

– Não deve entrar em conflito com a cultural organizacional;

– Mostrar serviço e construir uma boa reputação;

– Evitar atrasos e falhas.

Saiba mais: Esclareça as principais dúvidas sobre trabalho temporário

Top