Trabalhar em casa: vantagens e desvantagens

Com os avanços da tecnologia e com novas políticas empregatícias, muitas empresas têm visto mais vantagens em permitir que os seus funcionários trabalhem em…

Por Editorial MDT em 13/02/2012

Para trabalhar em casa, é preciso ter muita disciplina (Foto: Divulgação)

Com os avanços da tecnologia e com novas políticas empregatícias, muitas empresas têm visto mais vantagens em permitir que os seus funcionários trabalhem em casa por oferecerem menos gastos e maior liberdade nos horários. No entanto, há pessoas que não conseguem se adaptar a esse modo de trabalho enquanto outras dariam a vida para ter um deles. Sendo assim, conheça as vantagens e as desvantagens de se trabalhar em casa.  

Quem trabalha em casa tem muito mais disponibilidade para a família, principalmente se você tiver filhos pequenos. Assim, você poderá participar de perto da educação deles, ajudando-os nos momentos em que precisam, buscando e levando-os para a escola e brincando com eles quando quiserem, por exemplo. Por outro lado, é preciso ter muita disciplina para não deixar o trabalho de lado enquanto cuida dos seus filhos.

Com o trabalho em casa, a aproximação dos filhos torna-se maior (Foto: Divulgação)

Quando se trabalha em casa, muitas despesas são deixadas de lado como transporte, a alimentação, a manutenção do carro e a compra de novas roupas. Além do mais, há menos estresse por estar longe do chefe e do trânsito diário.

Outra vantagem é poder fazer o seu próprio horário, estipulando a hora do despertar, tomar o café da manhã e trabalhar. Desse modo, você trabalhará no seu ritmo, sem a cobrança constante do seu chefe ou de um superior. E para completar, não haverá intrigas entre funcionários.

Você faz o seu horário no trabalho em casa (Foto: Divulgação)

Por outro lado, existem as desvantagens. A falta de interatividade é a principal delas, pois como você estará em casa, não terá colegas de serviço, que são muito divertidos em alguns momentos. Além disso, você precisará dividir bem o seu tempo para não trabalhar em excesso ou pior, trabalhar pouco, porque quando se está em casa, outras tarefas surgem e como você achará que sempre haverá tempo, deixará o trabalho para depois.

Para trabalhar em casa, é preciso ter muita disciplina para não misturar os assuntos profissionais com os pessoais. Portanto, se você for convidado a ter um escritório em casa, pense bem nisso a fim de não ter problemas na empresa ou no seu lar.

Top