Toxoplasmose ocular: sintomas, tratamento e prevenção

PUBLICIDADE

A toxoplasmose é uma doença que costuma ser encarada com gravidade apenas pelas gestantes. O que muitas pessoas não sabem é que esse problema pode se manifestar de uma forma menos comum, porém bem mais grave em pessoas hígidas. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e conheça os sintomas, tratamento e prevenção da toxoplasmose ocular.

A toxoplasmose é um problema grave, especialmente para gestantes. (Foto: divulgação)

Sintomas de toxoplasmose ocular

Os principais sintomas de toxoplasmose ocular incluem:

  • Hiperemia conjuntival;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Sensação de embaçamento visual;
  • Escotomas (pontos pretos flutuantes na visão);

Por que a toxoplasmose ocular é grave

A toxoplasmose ocular é transmitida pelo parasita toxoplasma gondii, que tem a capacidade de se alojar na retina, lesando o tecido nervoso e provocando danos irreversíveis, caso não seja exterminado a tempo. Nos casos mais graves pode haver o comprometimento da mácula, a região centrar da retina e o local responsável por proporcionar uma visão mais nítida e detalhada, resultando em uma diminuição considerável da capacidade visual.

PUBLICIDADE
O Toxoplasma gondii causa lesões irreversíveis na retina. (Foto: divulgação)

Tratamento para toxoplasmose ocular

Infelizmente ainda não existe nenhum tipo de medicação específica, capaz de erradicar completamente o parasita do tecido nervoso dos olhos. Com isso, o toxoplasma gondii pode continuar provocando manifestações clínicas ao longo de vários anos, o que exige do paciente a realização de um acompanhamento médico frequente, para ocontrole adequado da doença com uso de medicação inespecífica.

Prevenção do problema

Por não ter um tratamento específico e ser de difícil controle, a dica mais importante é se prevenir desse tipo de doença, adotando algumas medidas simples, mas capazes de fazer toda a diferença:

  • A toxoplasmose congênita ainda é a forma principal forma de manifestação dessa doença. Por isso é fundamental que toda gestante realize o pré-natal regularmente e se submeta às provas sorológicas necessárias para investigar a susceptibilidade à doença e necessidade de tratamento;
  • Evite o consumo de ovos e carnes mal cozidos, uma vez que o parasita pode estar presente nesse tipo de alimento;
  • Gestantes susceptíveis à doença devem evitar a manipulação de alimentos crus e nunca levar a mão à boca ou olhos enquanto estiverem cozinhando. O uso de luvas é recomendado;
  • Os parasitas se hospedam nas fezes dos felinos. Por isso é preciso tomar cuidado redobrado ao entrar em contato com gatos ou quando for lidar com as fezes dos felinos. Essa regra também é válida para quando for entrar em contato com locais onde os gatos costumam depositar suas fezes, como em areias de jardins e parques.
Hiperemia e diminuição da capacidade visual são sintomas comuns. (Foto: divulgação)

A toxoplasmose ocular é uma doença grave, que pode comprometer permanentemente a visão e ainda não possui um tratamento específico. Por isso vale a pena tomar algumas medidas de segurança, especialmente no caso de gestantes susceptíveis à infecção, para evitar complicações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.