Toxoplasmose na gravidez: saiba mais

A toxoplasmose é uma doença infeciosa que apresenta várias características diferentes. Conhecida como a doença do gato, pode apresentar sérias complicações para o feto,…

A toxoplasmose é uma doença infeciosa que apresenta várias características diferentes. Conhecida como a doença do gato, pode apresentar sérias complicações para o feto, quando adquirida durante a gestação. Saiba mais sobre a toxoplasmose na gravidez.

A gestante deve evitar o contato com gatos durante a gravidez. (Foto: divulgação)

Toxoplasmose na gravidez

O parasita causador da toxoplasmose pode estar presente nas fezes do gato. Não se trata de uma infecção grave para a mãe, mas pode comprometer o desenvolvimento fetal. O consumo de carnes cruas e malpassadas é a fonte mais comum de infecção, porém, as fezes do gato apresentam um possível risco.

Segundo pesquisas, um grande número de mulheres já é imune à toxoplasmose antes de engravidar. Para quem possui um gato ou já teve algum dia, é possível que tenha sido infectada e nem tenha percebido. A toxoplasmose exige alguns cuidados para mulheres grávidas, já que pode prejudicar o feto.

Sintomas da toxoplasmose

Os sintomas costumam ser leves e podem incluir gânglios inchados no pescoço, dores musculares, dores de cabeça, fadiga e sensação de gripe. Geralmente eles aparecem após duas ou três semanas depois da infecção. Alguns adultos chegam a não apresentar sintomas.

Para as grávidas, os efeitos da toxoplasmose podem variar de acordo com o período de gravidez na qual a infecção surgiu. Quanto mais cedo o bebê for infectado, maiores serão os danos.

A infecção da gestante por toxoplasmose pode levar a um aborto espontâneo ou bebê natimorto, além de causar hidrocefalia, problemas na visão ou em outros órgãos da criança. A maior parte dos bebês nascidos com a doença não apresentam problemas logo de início, mas desenvolvem sintomas durante a infância e até na fase adulta.

A toxoplasmose pode ser transmitida por gatos. (Foto: divulgação)

Como evitar a toxoplasmose na gravidez

  • Cozinhe bem as carnes, já que o parasita pode se encontrado nas carnes cruas e malpassadas. Lave as mãos depois de mexer em carnes cruas;
  • Lave sempre bem as frutas e verduras, principalmente as que forem consumidas com casca. Não utilize a mesma tábua ou faca para cortar verduras e carnes;
  • Use luvas para mexer nas plantas do jardim e em seguida lave bem as mãos, já que pode haver contato com fezes do gato no solo;
  • Lave bem as mãos após brincar com o gato. Durante a gestação, o mais indicado é manter o menor contato possível com esse bichinho, mesmo que ele pareça limpo.

    A toxoplasmose pode causar má formação no feto. (Foto: divulgação)

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo toxoplasma gondii. Dentre os sinais e sintomas da toxoplasmose está a febre, a dor no corpo e também a interferência na formação fetal. O exame de pré-natal é muito importante para a identificação e tratamento dessa doença.

Continuar Lendo  Sugestões de texturas de parede para sala

Top