Editorial MDT 17/09/2013 Bem Estar

A tosse é uma das queixas mais comuns nos ambulatórios de clínica médica. Apesar de ser bastante incômoda, ela é capaz de avisar que alguma possível doença está atacando as vias aéreas e ainda é um mecanismo de defesa indispensável para a saúde das vias respiratórias. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e conheça as causas de tosse crônica e como tratar.

A tosse é um mecanismo de defesa das vias aéreas. (Foto: divulgação)

Por que a tosse acontece

A tosse é um reflexo das vias aéreas, que tem por objetivo desobstruir o conduto e permitir a livre passagem de ar. Ela pode ocorrer tanto de maneira involuntária como voluntária, e pode ser desencadeada por secreções, presença de substâncias irritantes, fumaças, objetos estranhos, infecções ou inflamação.

Portanto, apesar de ser incômoda, na realidade a tosse nada mais é do que um mecanismo de defesa do sistema respiratório, que pode ser desencadeada por vários estímulos e não apenas por uma obstrução.

Principais causas de tosse crônica

Conheça as principais causas de tosse crônica, ou seja, aquela que pode durar por mais que 8 semanas consecutivas:

  • Tuberculose;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Alergias;
  • Tabagismo;
  • Rinite;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Refluxo gastresofágico;
  • Câncer pulmonar;
  • Uso de medicação como o captopril e enalapril;
  • Fatores emocionais, como estresse intenso (tosse psicogênica).

Geralmente a tosse crônica surge após infecções das vias respiratórias. (Foto: divulgação)

Como tratar a tosse prolongada

O tratamento de tosse prolongada não costuma ser tão simples como o da tosse aguda, que geralmente costuma ser acompanhada de sintomas que sugerem um diagnóstico rápido e preciso.

Geralmente esse tipo de problema costuma ocorrer após episódios de virose das vias respiratórias, quando os sintomas como febre, espirros e coriza já desapareceram há vários dias. Na maioria desses casos isso acontece porque as vias aéreas permanecem irritadas, de maneira que os receptores para tosse ficam sendo estimulados continuamente. Isso significa que qualquer situação onde haja inflamação das vias aéreas pode ser seguida de um período em que ocorre tosse seca, que pode persistir por algumas semanas e sem apresentar nenhuma significância clínica.

Em outras situações menos comuns, mas que também podem acontecer, caso a tosse persista sem que haja nenhum tipo de melhora, é necessário procurar auxílio médico para que seja investigada a causa de base. Apenas com a identificação do problema primário será possível instituir o tratamento correto, e assim resolver a situação e consequentemente a tosse.

A tosse crônica é um problema que precisa ser avaliado por médico. (Foto: divulgação)

A tosse é um sintoma bastante incômodo, mas que na verdade não passa de um importante mecanismo de defesa das vias respiratórias. Geralmente pode ocorrer tosse persistente após episódios de infecções das vias aéreas, mas em outros casos a tosse crônica pode ser causada por diversos outros motivos. Por isso vale a pena procurar um médico para esclarecer todas as dúvidas e manter a saúde em dia.

Outros artigos

Sodexo combustível: consultar saldo

20/05/2013

Sodexo combustível: consultar saldo

A Sodexo é uma empresa de cartões, sendo que um dos seus produtos é o Mobility Pass Carro, que pode ser usado para uma diversidade de serviços automotivos, como por ...