Torção do tornozelo: como tratar

PUBLICIDADE

Os pés são grandes aliados da nossa locomoção e se algo está errado com eles, esse ato pode ser prejudicado. Existem lesões que podem acontecer durante a prática de atividade física ou não, que devem ser tratadas com cuidado, como as torções de tornozelo. Pensando nisso, selecionamos dicas de como tratar a torção de tornozelo.

A torção do tornozelo pode gerar muita dor e desconforto. (Foto: divulgação)

O que é torção de tornozelo

A torção ou entorse de tornozelo é um problema muito comum, onde os ligamentos são alongados até serem rompidos parcialmente ou totalmente. Ela pode acontecer por várias situações, desde pisar em falso em um buraco ou degrau, jogando bola, fazendo com que o pé gire para dentro por conta do peso do corpo. Dessa forma, os ligamentos laterais de fora ou de dentro do tornozelo são comprometidos.

Em uma enquete realizada pelo site do programa Bem Estar, os buracos foram considerados os principais responsáveis pelas torções, recebendo 23% dos votos. Em segundo lugar ficou o salto alto com 18% e os esportes com 17%.

PUBLICIDADE

Veja também pés doloridos, faça a reflexilogia 

Sintomas de torção do tornozelo

O sintoma da torção depende do grau da lesão, podendo incluir:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Hematoma (mancha roxa na pele);
  • Rigidez articular;
  • Dificuldade para andar;

Para os casos leves de torções ou recidivantes, podem ser assintomáticos. Porém, o tratamento deve ser realizado para evitar novas lesões.

A aplicação de gelo ajuda a melhorar a torção do tornozelo. (Foto: divulgação)

Tratamento para torção de tornozelo

1. A primeira medida a ser tomada após a torção é a aplicação de gelo. Com o frio, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos reduzindo o sangramento interno e também o inchaço. O ideal é aplicar uma compressa de gelo a cada dez minutos, fazendo intervalos para proteger a pele e as articulações;

2. Em seguida, procure um médico especialista para avaliar o caso e ver se não houve rompimento dos ligamentos. É importante consultar o médico para prevenir lesões mais graves. Além disso, o tratamento medicamentoso para dor pode ser inserido;

3. Caso não tenham ocorrido lesões mais graves, o ideal é permanecem em repouso durante as primeiras 24 horas. Continuando o tratamento com gelo;

PUBLICIDADE

4. Mantenha o tornozelo elevado para ajudar no alívio da dor e inchaço, evitando o acúmulo de líquidos nesse local.

Procure o médico para melhor avaliação do caso. (Foto: divulgação)

Veja também dores na coluna, tratamentos, o que fazer 

A torção de tornozelo é um problema muito comum que pode acontecer a qualquer momento. É preciso ficar atento para os sintomas apresentados e consultar o médico para melhor avaliar o quadro. O tratamento consiste basicamente em aliviar os sintomas e reduzir a lesão com gelo, elevação do membro e se necessário uso de medicamentos analgésicos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.