Torção de tornozelo, primeiros socorros

Qualquer pessoa está sujeita a sofrer uma torção do pé. Esse fato, pode acontecer durante uma caminhada ou durante a prática de exercícios físicos.…

Por Editorial MDT em 12/03/2013

Qualquer pessoa está sujeita a sofrer uma torção do pé. Esse fato, pode acontecer durante uma caminhada ou durante a prática de exercícios físicos. Após o acontecimento, a região pode ficar inchada, dolorida, devendo receber tratamento imediato. Conheça os primeiros socorros da torção de tornozelo.

Saiba como tratar a torção de tornozelo. 

A compressa de gelo pode colaborar com o alívio da dor ocasionada pela torção do tornozelo. (Foto: divulgação)

Saiba o significado de torção do tornozelo

A torção ou entorse é uma condição que força a articulação do corpo, a realizar movimentos diferentes do normal e que supera a capacidade elástica dos movimentos. A depender do tipo de torção sofrida, ela pode ser classificada em moderada e grave. Saiba mais sobre elas:

  • Torção leve – os ligamentos se estendem, mas ocorre lesão interna. Esse acometimento vem associado a dor, porém a articulação permanece estável e sem risco de prejuízo futuro;
  • Torção moderada – os ligamentos se estendem acima da sua capacidade elástica, trazendo como consequência, lesões internas. O indivíduo pode sofrer lesão parcial ou total dos ligamentos, devendo receber um tratamento adequado. Isso é essencial para que as articulações retomem seu funcionamento adequado;
  • Torção grave – a cápsula articular e os ligamentos se rompem parcial ou integralmente. Como resultado, a articulação se torna instável, necessitando de tratamento específico. No entanto, mesmo após o tratamento, a chance da articulação voltar a funcionar como anterior a lesão é menor.

    Diante de uma torção de tornozelo, é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Saiba por que o tornozelo tem maior chance de sofrer lesões

Um estudo mostrou que cerca de 10 mil indivíduos norte-americanos sofrem torção de tornozelo, por dia. Isso porque essa articulação é responsável em sustentar todo o peso do corpo, sofrendo influências das pernas e do chão. Mesmo sendo uma articulação muito estável, ela recebe enormes forças oriundas de toda a movimentação do corpo.

Conheça os fatores que favorecem as torções de tornozelo

Como foi anteriormente mencionado, as torções de tornozelo são muito comuns em nosso meio. Saiba quais são os fatores que predispõe o problema:

  • Uso de saltos altos;
  • Calçadas com buracos;
  • Rampas;
  • Terrenos com declives;
  • Escadas;
  • Prática de esportes como futebol e vôlei.

Dicas de primeiros socorros diante de uma torção de tornozelo

A primeira atitude a ser tomada diante de uma torção de tornozelo, é retirar o calçado, deixando a região lesada livre. Logo após, a região pode ficar inchada e avermelhada, sendo indicado a colocação de gelo sobre a área lesada. Repita o procedimento de compressas geladas a cada dez minutos. Após a realização dos primeiros socorros para torção de tornozelo, é ideal buscar a orientação de um especialista, de forma a realizar uma avaliação mais detalhada, excluindo a existência de alguma fratura.

A torção de tornozelo é um problema muito comum em nosso meio. (Foto: divulgação)

A torção de tornozelo é um problema muito comum entre os indivíduos, sendo ideal buscar a orientação de um especialista, logo após o fato. Além disso, a colocação de compressas frias sobre a região afetada, ajudam a diminuir as manifestações do problema.

Conheça as principais técnicas de primeiros socorros. 

Top