Tóquio é eleita capital gastronômica mundial

Pelo sexto ano consecutivo, Tóquio garantiu o título de capital gastronômica do mundo. A cidade japonesa manteve a sua consagrada posição no ranking neste…

Pelo sexto ano consecutivo, Tóquio garantiu o título de capital gastronômica do mundo. A cidade japonesa manteve a sua consagrada posição no ranking neste ano de 2012, embora o número de restaurantes três estrelas tenha sofrido uma leve queda. A eleição foi feita pelo guia Michelin, na última quarta-feira (28).

Para conseguir o título de capital gastronômica do mundo, Tóquio precisou superar grandes concorrentes, como é o caso de Paris. A cidade francesa sempre trava uma disputa acirrada, pois muitos dos seus restaurantes conseguem as tão desejadas três estrelas do Michelin.

O que faz de Tóquio a capital da gastronomia?

Graças ao título que mantém há seis anos, Tóquio se revela uma cidade perfeita para comer. A capital japonesa se destacou na lista do guia Michelin com o maior número de restaurantes com três estrelas – classificação máxima. Dos 14 estabelecimentos que foram considerados de primeira qualidade, apenas dois são especializados em gastronomia nipônica.

Quem mora em Tóquio ou viaja para a cidade não tem apenas a opção de saborear comida tradicionalmente japonesa. A capital gastronômica mundial aposta em diferentes especialidades para agradar a todos os paladares.

Em termos de alta gastronomia, Tóquio é líder absoluta. A cada ano, os chefes que comandam os restaurantes situados nos arredores da cidade demonstram mais qualidade e habilidade para o preparo dos pratos. A cozinha gourmet japonesa ainda se destaca como uma opção sofisticada, criativa e inspiradora.

Dos 160 mil restaurantes que existem em Tóquio (o maior número do mundo), 242 deles receberam estrelas. O ranking considerou vários estilos de culinária, como a alta gastronomia europeia, estabelecimentos de comida japonesa, chinesa, italiana, francesa, espanhola e lanchonetes.

Saiba mais: Cidades: Tóquio a mais amada e Tijuana a mais odiada

Continuar Lendo  Roupas Femininas Para Reveillon (mais de 50 looks para o Ano Novo)

Os melhores restaurantes de Tóquio

A primeira posição no ranking dos melhores restaurantes da capital gastronômica ficou com Azabu Yukimura. O estabelecimento é amplamente conhecido, possui pratos autênticos no cardápio e sempre aposta em ingredientes nobres. O segundo restaurante melhor classificado é o Esaki, que oferece um delicioso clima contemporâneo e tem como especialidade a cozinha japonesa.

Veja a seguir a lista completa dos melhores restaurantes de Tóquio:

1. Azabu Yukimura

2. Esaki

3. Ginza Koju

4. Ishikawa

5. Kanda

6. Koan (em Shonan)

7. Ryugin

8. 7 chome Kyoboshi

9. Sukiyabashi Jiro Honten

10. Sushi Mizutani

11. Sushi Saito

12. Sushi Yoshitake

13. Usukifugu Yamadaya

14. Joel Robuchon

15. Quintessence

Veja também: Viagem Para Tóquio, Dicas

Top