Tons pastéis na decoração: dicas, como usar

Os tons pastéis são grandes aliados da decoração, principalmente para montar ambientes mais discretos e agradáveis. Eles combinam com todos os tipos de ambientes,…

Cores pastéis prevalecem na decoração e destacam o estilo retrô.

Os tons pastéis são grandes aliados da decoração, principalmente para montar ambientes mais discretos e agradáveis. Eles combinam com todos os tipos de ambientes, se ajustam a outras cores com facilidade e permitem belíssimas composições em casa.

Antes de investir em tons pastéis e mudar o visual da residência, é importante conhecer as características deste grupo de cores. Em primeiro lugar, vale ressaltar o compromisso com a tranquilidade, acentuado através do efeito sereno na decoração. Os tons pastéis se revelam perfeitos para a montagem de uma decoração romântica, charmosa e equilibrada.

Quando bem empregadas na decoração, as cores pastéis reforçam o clima de nostalgia e até evidenciam os elementos do estilo retrô. Elas normalmente se ajustam às estampas mais delicadas, como é o caso da padronagem floral. A casa decorada com tons pastéis também preserva certa neutralidade, algo que não seria possível ao combinar cores vibrantes.

Quarto de bebê incorporou a leveza dos tons pastéis.

A paleta de tons pastéis é caracterizada por cores clarinhas e suaves, que não causam cansaço visual e deixam as áreas com uma estética mais graciosa. A combinação com branco é sempre bem-vinda nos ambientes decorados, demonstrando uma dinâmica delicada, moderna e que favorece o bem-estar dos moradores.

Como usar cores pastéis?

Principais tons pastéis.

Há diversas maneiras de usar cores pastéis na decoração, sendo que as mudanças na estética de cada ambiente dependem dos demais elementos que estão sendo trabalhados. Independente da proposta, vale buscar o equilíbrio e a harmonia para obter os melhores resultados.

Quando se fala a respeito de tons pastéis, as pessoas logo pensam na decoração de quarto infantil. Como o bebê necessita de tranquilidade e acolhimento, as cores leves e claras são exploradas através dos móveis, paredes e acessórios. Caso as cores vibrantes fossem trabalhadas neste cômodo, a criança poderia ficar agitada e com o sono perturbado.

Leia Também:  Como saber reconhecer uma pessoa interesseira

O uso das cores pastéis não se limita apenas a um único ambiente, elas também ilustram o visual de um quarto de casal romântico, um banheiro sossegado, uma cozinha charmosa ou uma sala de descanso.

Apesar do colorido ser sutil, ele se apodera de cores como azul, rosa, verde, bege, salmão, creme e amarelo. Quando as tonalidades pastéis aparecem reunidas em um efeito multicolor, exaltam a tendência ‘color candy’, que propõe doçura na decoração.

Top