Tônico facial, demaquilante e leite de colônia: quais as diferenças

A pele necessita de cuidados especiais, caso contrário ela fica desidratada, ressecada e ganha marcas do tempo com mais facilidade. As mulheres que desejam…

Por Isabella Moretti em 17/12/2012

A pele necessita de cuidados especiais, caso contrário ela fica desidratada, ressecada e ganha marcas do tempo com mais facilidade. As mulheres que desejam manter a cútis bonita e saudável normalmente usam cosméticos apropriados para realizar uma hidratação profunda.

O tônico, o leite de colônia e o demaquilante são produtos distintos. (Foto:Divulgação)

Existem muitas formulações específicas para cuidar da pele, mas esta variedade pode gerar dúvidas no momento da compra. Por isso, antes de adquirir um produto, é importante compreender a sua função, conhecer os efeitos dos ingredientes e a forma certa de aplicá-lo.

Embora tenham como principal objetivo eliminar as impurezas do rosto e proporcionar um frescor agradável, o tônico facial, o demaquilante e o leite de colônia são produtos distintos. Veja a seguir as principais informações sobre cada um destes itens que são usados para cuidar da pele.

Saiba mais: Produtos para pré-maquiagem: dicas

Tônico facial

O tônico facial se revela um importante aliado para a limpeza da pele. Graças a sua ação adstringente, ele ajuda a fechar os poros e fazer uma limpeza profunda. Ao incluir o tônico facial na rotina de beleza, é possível visualizar os benefícios, já que o produto elimina os resíduos de poluição e também reduz a oleosidade.

O tônico facial remove as impurezas equilibra o pH da pele. (Foto:Divulgação)

Quando usado adequadamente, o tônico facial é capaz de regular o pH da pele, evitando as agressões causadas por sabonete, poluição e maquiagem, que obstruem os poros. Com o pH equilibrado, o creme hidratante aplicado logo em seguida tem uma ação mais eficiente.

O tônico facial se diferencia dos demais porque prepara a pele para receber outros produtos, como é o caso do sêrum. Ele favorece a maciez e a suavidade do rosto, mas deve ser usado apenas duas vezes por semana para não causar efeito rebote.

Demaquilante

O demaquilante é um produto desenvolvido especialmente para remover a maquiagem da pele. Ele fecha os poros do rosto, favorecendo a hidratação limpeza e suavidade. Diferente do tônico, o demaquilante tem em sua fórmula ingredientes específicos para eliminar os resíduos do make-up.

Além de preservar a pele ao fazer uma remoção completa da maquiagem, o demaquilante também combate o surgimento de cravos e espinhas. Este produto deve ser aplicado após a remoção do make-up com água e sabonete. Para não agredir a pele, é recomendado usar um algodão com delicadeza durante a aplicação.

Veja também: Demaquilante: importância, como usar corretamente

O demaquilante foi desenvolvido especialmente para tirar maquiagem. (Foto:Divulgação)

Leite de colônia

O leite de colônia é um produto clássico, que atravessou anos sendo usado com o objetivo de combater o aspecto engordurado da pele. Ele normalmente remove as impurezas sem causar irritações, reconhecendo as necessidades do rosto ressecado e sensível.

Top