Todas as TVs do Brasil trarão um sistema de interatividade digital

Pouca gente sabe disso, mas o sistema de transmissão digital de canais de TV do Brasil conta com um mecanismo de interatividade próprio: o…

Por Redacao em 30/12/2011

Logo do sistema Ginga

Pouca gente sabe disso, mas o sistema de transmissão digital de canais de TV do Brasil conta com um mecanismo de interatividade próprio: o Ginga. Segundo o Ministério da Comunicações, 75 % dos aparelhos de LCD novos devem oferecer suporte ao sistema, até o final de 2012 e 100 % deles até o final de 2013.

Desde 2009, o Ginga já vem sendo utilizado, mas até hoje é pouco popular. Embora quase todos os canais digitais do Brasil já ofereçam algum suporte ao software, um número muito pequeno de televisores é comercializado atualmente com a função.

O que é o Ginga?

Assim como ocorre com algumas TVs por assinatura, o Ginga é um sistema que permite que o usuário interaja com a programação e receba informações diferenciadas referentes ao programa que está assistindo. Ao assistir a um capítulo da novela, por exemplo, você acessa informações sobre o enredo e informações sobre os personagens. Durante um telejornal, poderíamos alterar para as informações sobre o clima ou cotação do dólar.

Embora outros países contem com sistemas similares para a divulgação de conteúdos interativos, o Ginga é um projeto completamente brasileiro. O projeto que torna obrigatório a incorporação do mecanismo às TVs é mais uma tentativa de incentivar a popularização da TV digital no Brasil, que caminha a passos lentos.

Top