TOC: mitos e verdades, saiba mais

O transtorno obsessivo compulsivo, conhecido popularmente como TOC, é um distúrbio psiquiátrico capaz de causar grandes transtornos e muito sofrimento ao paciente, pois diminui…

O transtorno obsessivo compulsivo, conhecido popularmente como TOC, é um distúrbio psiquiátrico capaz de causar grandes transtornos e muito sofrimento ao paciente, pois diminui consideravelmente a qualidade de vida e os dias acabam se tornando uma verdadeira tortura. Verificar constantemente se a porta está fechada, lavar as mãos a cada minuto e demonstrar preocupação excessiva com a organização da casa pode ser alguns dos sintomas.

O TOC é um problema que transforma o dia a dia em uma verdadeira tortura. (Foto: divulgação)

Infelizmente esse problema ainda é bastante estigmatizado, apesar das frequentes tentativas da mídia em orientar a população, e muitas vezes os pacientes acabam sendo injustamente tratados como “loucos”. Saiba mais e confira alguns mitos e verdades sobre TOC.

Mitos e verdades sobre TOC

  • As superstições podem ser sinal de TOC

Verdade. O TOC é caracterizado pela presença de manias, ou seja, comportamentos repetitivos que geralmente são motivados por alguma crença ou superstição. É importante ficar atento, pois pessoas demasiadamente supersticiosas e que deixam de fazer coisas importantes em função disso podem ser portadoras de TOC.

TOC e mania: conheça as diferenças.

  • O TOC afeta mais mulheres do que homens

Mito. Existem mais de 5 milhões de brasileiros sofrendo desse transtorno de ansiedade, mas sua prevalência é proporcional entre homens e mulheres.

A mania de limpeza é uma das mais comuns. (Foto: divulgação)

  • Essa doença pode surgir como consequência de um trauma

Verdade. Os especialistas explicam que normalmente os sintomas obsessivos compulsivos aparecem em decorrência a alguma situação com a qual o paciente não soube lidar e acabou ficando mal resolvida, podendo ser o resultado de um trauma, frustração importante, depressão ou até mesmo estresse intenso.

  • A mania por limpeza é uma das mais comuns
Continuar Lendo  Tratamentos de beleza com ovos

Verdade. Os psicólogos afirmam que a mania por limpeza é a mais frequente. Os portadores desse problema sentem a necessidade constante de lavar coisas e objetos repetidamente, lavar as mãos a todo instante, contar as coisas, arrumar móveis e enfeites simetricamente, verificar repetidamente se as portas estão trancadas e as luzes apagadas entre muitas outras coisas do tipo.

  • O diagnóstico é rápido e fácil

Mito. Apesar dos sintomas serem bastante sugestivos em grande parte das vezes, de acordo com os psicólogos, apenas depois de 10 anos do aparecimento dos primeiros sintomas o portador do problema recebe o diagnóstico de certeza e inicia o tratamento.

  • O TOC é um problema de adultos

Mito. Apesar da demora do diagnóstico e da grande maioria dos casos ser diagnosticada em adultos, é possível encontrar crianças a partir dos 3 anos de idade com sintomas obsessivos compulsivos.

  • Apesar de não ter cura, é possível controlar os sintomas

Verdade. O TOC é uma doença que, apesar de não ter cura, possui tratamento, que tem o objetivo de trabalhar a causa do problema através da psicoterapia. Também é possível contar com apoio medicamentoso, em algumas situações, que ajudam a amenizar os sintomas.

Conheça alguns famosos que possuem TOC.

A psicoterapia é muito importante no tratamento. (Foto: divulgação)

O transtorno obsessivo compulsivo é um problema grave, capaz de afetar substancialmente a qualidade de vida de seus portadores. Por ser um problema ainda bastante estigmatizante, vale a pena conferir alguns mitos e verdades sobre o TOC para conhecer mais a respeito do assunto.

Top