Tire todas as dúvidas sobre o absorvente interno

PUBLICIDADE

O absorvente interno é uma excelente opção para as mulheres no período menstrual. Principalmente em situações como na praia ou na piscina. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas quanto à utilização desse produto e acabam deixando de utilizá-lo.

Os mitos e tabus em relação a esse tipo de absorvente são diversos. As dúvidas variam entre não saber como usar, medo de perder a virgindade, de sentir dor e de não conseguir remover o produto do corpo. Separamos aqui algumas informações para que você tire suas dúvidas sobre o uso do absorvente interno.

Material e tamanho

PUBLICIDADE

Pra começar, o absorvente interno é feito de algodão e é encontrado em vários tamanhos no mercado. Cada tamanho é para uma quantidade de fluxo menstrual. Mulheres que possuem um sangramento abundante devem utilizar o produto de maior tamanho, já as que possuem pouco fluxo utilizam os menores.

Sobre a colocação

Normalmente é difícil colocar o absorvente nas primeiras vezes, mas conforme o uso vai ficando mais fácil. O ideal é que a mulher fique tranquila e relaxada. Ao colocar é importante introduzi-lo completamente, sem medo, com seu dedo. Alguns produtos possuem aplicador, e são ótimas opções para quando a mulher não consegue introduzi-lo sozinha.

Não há perigo de o absorvente interno ficar perdido dentro da mulher. A vagina é uma região tubular e em seu fundo há o colo do útero. Este possui um orifício muito pequeno, por onde o absorvente não consegue passar, mesmo os de menor tamanho. Além disso, o produto vem com uma cordinha para a retirada, que deve ser puxada levemente. Caso a cordinha saia e o absorvente permaneça no interior da vagina, é só retirá-lo com o dedo.

Higiene 

Existem cuidados específicos e importantes em relação ao uso dos absorventes internos.

PUBLICIDADE
  • É importante trocá-lo a cada quatro horas, no máximo.
  • Se o fluxo for intenso, deve-se trocá-lo antes.
  • Não se deve reutilizar nem emprestar absorventes já usados.
  • Só use absorventes higienizados. Caso tenham sido retirados da embalagem plástica que os envolve, não é recomendado utilizá-lo.

Sobre a virgindade

Mesmo as mulheres virgens podem usar o absorvente interno, pois ele não é capaz de romper a membrana chamada hímen, pois este é elástico.

Perigos

Quando utilizado de maneira errada, como quando não se segue as regras de higiene, pode ocorrer infecção. Temos bactérias em toda a pele, quando o absorvente é deixado por muito tempo dentro da vagina, essas bactérias podem proliferar e causar doenças.

Porém, quando usado de maneira correta, não há perigos a saúde. Além de ser uma ótima opção para as mulheres que estão “naqueles dias” deixando-as mais a vontade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.