Tire as dúvidas sobre o mosquito da dengue

A dengue tem sido um dos principais problemas de saúde no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50…

A dengue tem sido um dos principais problemas de saúde no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 50 a 100 milhões de pessoas sejam infectadas por ano, em vários países do mundo. Aproximadamente 550 mil doentes precisam ser hospitalizados e 20 mil morrem devido a dengue. Saiba mais sobre o assunto e tire as dúvidas sobre o mosquito da dengue.

O mosquito da dengue se alimenta de sangue humano. (Foto: divulgação)

Dengue no Brasil

No Brasil, as condições ambientais e sociais favoreceram para que o mosquito Aedes aegtypti se dispersasse desde sua reintrodução em 1976, onde ocorreu avanço da dengue. Essa reintrodução não pode ser controlada com técnicas tradicionais adotadas para combater doenças transmitidas por vetores do nosso continente.

Os programas ligados ao combate químico, com pouca ou nenhuma participação da comunidade, sem ligação entre setores e com baixo uso de instrumentos epidemiológicos, mostraram-se incapazes de combater um vetor com capacidade de adaptação altíssima ao ambiente urbanizado moderno e pelos novos costumes.

Os mosquitos da dengue se procriam em água parada. (Foto: divulgação)

Veja também como evitar a dengue 

Dúvidas sobre o mosquito da dengue

1. O que é a Dengue.

A dengue é uma doença febril causada por um vírus transmitido pelo vetor Aedes aegypti (mosquito). Ele se desenvolve principalmente em áreas tropicais e subtropicais.

2. Características do mosquito.

O mosquito é pequeno, possui de quatro a seis milímetros de comprimento, dois pares de asas e é preto com listras brancas em seu corpo.

3. Ciclo de vida do mosquito.

O ciclo ovo pode durar em média 10 dias. Quando a larva nasce, ela passa por quatro estágios de crescimento, que pode durar 8 dia no total. Após esse período ela se transforma em pupa, estágio que dura 2 dias. Depois de sair da pupa, o mosquito já é adulto e pode se reproduzir e pôr ovos, reiniciando o ciclo.

Leia Também:  Álcool – Seus Efeitos No Cérebro e Estômago

3. Número de pessoas que podem ser infectadas por um mosquito.

O número de pessoas que podem ser contaminadas varia muito. Uma vez infectado, o mosquito transmite a dengue até morrer. Ele pode picar 20, 30, 40 pessoas ou mais.

4. O mosquito já nasce infectado.

A fêmea grávida pode passar o vírus da dengue para suas larvas antes mesmo de botar seus ovos. Um macho infectado também pode passar a doença para a fêmea durante a reprodução. Porém, quem pica os seres humanos são as fêmeas que necessitam de sangue para se reproduzirem.

5. Como são as larvas do mosquito.

São muito pequenas e difíceis de serem vistas a olho nu. Elas medem de 1 a 6 mm e são translúcidas.

6. Raio de ação do mosquito e a distância que ele pode voar.

Normalmente, ele fica próximo dos criadouros, mas o mosquito pode voar muitos metros, podendo chegar até 1km de distância. O mosquito também pode pegar uma carona em carros e outros meios, não tendo limites para seu alcance.

É preciso combater a dengue começando em casa. (Foto: divulgação)

Veja também mitos e verdades sobre a dengue 

A dengue é um problema mundial que deixa milhares de pessoas doentes e pode levar a morte todos os anos. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti podendo causar febre, dor de cabeça, dor no corpo e muito mais. É preciso ficar de olho na dengue e prevenir não deixando água parada na sua casa, seja no quintal, nos vasos de plantas e qualquer outro ambiente que seja favorável para a reprodução do mosquito.

 

 

Top