Tipos de telhas e suas características

As telhas são peças indispensáveis para a construção. Elas permitem fazer a cobertura do imóvel de acordo com a proposta do projeto. Existem muitos…

Por Isabella Moretti em 19/09/2013

As telhas são peças indispensáveis para a construção. Elas permitem fazer a cobertura do imóvel de acordo com a proposta do projeto. Existem muitos modelos de telhas disponíveis nas lojas de materiais de construção, por isso é importante conhecer as características para comprar o produto ideal.

Telha de cerâmica. (Foto:Divulgação)

Diversos pontos precisam ser observados para escolher a telha ideal, como a inclinação do telhado, o estilo da construção, as necessidades dos moradores e a qualidade do material. Também é fundamental verificar se as peças são homologadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na hora de instalar as telhas, é necessário contar com mão-de-obra especializada. Somente o profissional habilitado vai entender a estruturação da cobertura, os encaixes e a fixação das telhas.

Principais tipos de telhas

Confira a seguir os principais tipos de telhas e as suas características:

Telha de cerâmica
A telha de cerâmica é o produto mais usado no Brasil para realizar a cobertura das casas. Ela tem boa capacidade de isolamento térmico, ou seja, faz com que o ambiente interno se torne mais fresco do que o meio externo.

Além do conforto térmico, as telhas de cerâmica são bonitas esteticamente e eficazes quando se trata de vedação. Elas podem ser encontradas nas versões coloniais, francesas, portuguesas e romanas.

Telha de concreto
As telhas de concreto são novas no mercado, mas aos poucos estão conquistando a preferência dos consumidores. Elas são encontradas em diferentes formas e cores, além do que garantem conforto térmico. A escolha das peças de concreto é ideal para quem quer economizar no madeiramento.

A única desvantagem da telha de concreto é a necessidade de manutenção anual.

Telha de Fibrocimento. (Foto:Divulgação)

Telha de Fibrocimento
A telha de fibrocimento é resistente e leve. Ela pode ser utilizada em coberturas com pouca inclinação e tem custo inferior em comparação aos outros tipos de telhas.

Popularmente conhecida como Brasilit, a telha de fibrocimento tem vida útil mais curta e não garante tanto conforto térmico.

Telha de vidro
A telha de vidro é ideal para aumentar a entrada de luz natural nos ambientes.

Telha metálica
A telha de aço passa pelo processo de galvanização ou zincagem para se tornar mais resistente à corrosão, provocada principalmente pela chuva.

Telha termoacústica
A telha termoacústica se parece com um modelo convencional, exceto pelo material de preenchimento que a constitui, como é o caso do isopor. O uso do produto na cobertura reduz a necessidade de equipamentos de refrigeração.

Telha ecológica. (Foto:Divulgação)

Telha ecológica
A telha ecológica é fabricada a partir de fibras vegetais impermeabilizantes. Ela é uma peça sustentável, leve e fácil de instalar.

Top