As cirurgias plásticas das mamas ocupam o segundo lugar entre os procedimentos estéticos realizados em nosso país. Com certeza o principal motivo que leva mulheres a procurar especialistas em cirurgia plástica é o de querer melhorar a aparência física. Porém, existem outros motivos, entre eles a indicação médica. Muitas mulheres precisam realizar, por exemplo, a redução dos seios, para melhorar problemas na coluna e outros prejuízos que o excesso de busto pode causar. Conheça um pouco mais sobre os tipos de cirurgias plásticas que podem ser realizadas nos seios.
As cirurgias plásticas das mamas ocupam o segundo lugar entre os procedimentos estéticos realizados em nosso país!
Tipos de plásticas para os seios
Mamoplastia
O termo mamoplastia é utilizado pelo meio médico para denominar a cirurgia plástica das mamas. Esse nome pode ser dado a qualquer tipo de cirurgia, desde ao aumento, redução, ou até o levantamento das mamas.
1. Mamoplastia de aumento
Este tipo de cirurgia é indicado para as pacientes que possuem mamas pequenas ou mesmo que, após redução brusca de peso ou amamentação, tiveram uma redução significativa do volume mamário. A cirurgia é realizada através de colocação de próteses de silicone, o que ajuda a dar uma característica bonita e harmoniosa ao tamanho e ao volume das mamas. Além de causar o aumento das mamas, também colabora com a suspensão delas, que antes estavam caídas.
Em relação ao tipo de prótese escolhida irá depender da paciente e do cirurgião, pois é necessário saber qual o tamanho e a característica da prótese que sejam ideais para cada caso. Dentre os tipos podemos citar as que contêm gel de silicone ou as de substância salina; com bolsa de tecido liso, rugoso ou texturizado, ou ainda, podendo vir recoberta ou não por uma camada de poliuretano.
Além do tipo de prótese, também é necessário discutir sobre o tipo de cirurgia que será realizada. As opções são diversas:
- Incisão embaixo da aréola mamária;
- Incisão no centro da aréola;
- Embaixo do sulco das mamas;
- Com corte horizontal na região interior da zona de pelo axilar.
Mais uma vez é preciso ressaltar que o tipo de prótese que vai ser escolhida, assim como o método de cirurgia a ser realizado, deverá ser discutido com o médico que realizará a cirurgia.
Mamoplastia de aumento
2. Mamoplastia redutora
A cirurgia de redução é recomendada em caso de:
- Mamas aumentadas;
- Infecção cística das mamas;
- Dor nas costas, cabeça, ombros, provocada pelo peso de mamas grandes;
- Perda de sensação das mamas;
- Problemas para dormir relacionados a mamas grandes;
- Estrias.
A cirurgia é realizada retirando um pouco de tecido mamário e os mamilos podem ser deslocados para uma posição superior, por motivo estético.
3. Levantamento das mamas
As mamas após a puberdade são rígidas devido a quantidade de glândulas. Com o passar do tempo há uma diminuição da quantidade de glândulas, com o aumento de gorduras e tendência a queda dos seios. Com a cirurgia de levantamento é possível reverter esse quadro, acarretando a suspensão e retirada de pele em excesso.
Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia plástica é necessário procurar um médico especializado e reconhecido. Também é necessário discutir sobre o tipo de cirurgia que deverá ser realizada, levando em conta o seu biofísico e necessidade. Os riscos existem em qualquer tipo de cirurgia, é preciso ter consciência quanto a isso.