Tipos de pisos mais usados

Uma das principais dúvidas na hora de construir ou reformar a casa é a escolha do piso. O material que vai compor o revestimento…

Uma das principais dúvidas na hora de construir ou reformar a casa é a escolha do piso. O material que vai compor o revestimento precisa ser resistente, duradouro e reconhecer as necessidades de cada cômodo.

Revestimento da sala com cerâmica. (Foto:Divulgação)

Antes de definir o melhor modelo de piso para o ambiente, o morador precisa fazer uma pesquisa nas lojas de materiais de construção. Ele também deve considerar o limite do seu orçamento para não acabar comprando produtos de alto custo e poucos benefícios.

Os pisos mais usados

Confira a seguir os tipos de pisos mais usados e informações sobre cada um deles:

Cerâmica
A cerâmica é o piso frio mais vendido nas lojas de materiais de construção. O material tem fácil instalação e preço acessível. No entanto, a sua resistência costuma ser inferior ao porcelanato.

Porcelanato
O porcelanato é um material perfeito para revestir o chão da cozinha, um ambiente que requer resistência devido a grande circulação de pessoas. Este piso frio costuma ser mais caro do que a cerâmica, porém apresenta qualidade superior.

O porcelanato também funciona bem na sala e no banheiro, pois oferece facilidades de limpeza.

Piso laminado. (Foto:Divulgação)

Piso Laminado
O piso laminado é recomendado para ambientes que necessitam de um clima aconchegante, como é o caso do quarto ou da sala. O material, no entanto, não deve ser usado para revestir áreas de umidade, como é o caso do banheiro e da cozinha.

O revestimento laminado possui baixo custo, fácil instalação e é ecologicamente correto. Contudo, a superfície é escorregadia e risca com facilidade.

Piso vinílico
O piso vinílico, também chamado de piso plástico, é resistente, elegante e prático. No entanto, ele não é recomendado para as áreas úmidas, já que a água pode fazer com que as placas se desloquem. O material simula a madeira com fidelidade, mas na verdade é feito com PVC.

Leia Também:  Sucos para combater a anemia

Madeira maciça
O piso de madeira maciça favorece a sensação de conforto e garante o isolamento térmico da área. Indicado para espaços internos, ele apresenta um tratamento especial para não sofrer com cupins.

Piso da área externa de Pirenópolis. (Foto:Divulgação)

Pedras brutas
Quando se trata de revestimento externo, as pedras brutas são as favoritas no setor de materiais de construção. Elas são perfeitas para o quintal da casa, afinal, garantem durabilidade e uma superfície antiderrapante.

Entre as pedras brutas mais vendidas, vale destacar São Tomé, Pirenópolis e Miracema. Como é poroso e irregular, este tipo de revestimento exige uma limpeza mais cuidadosa.

Top