Tipos de memória básica: entenda quais as funções e características

Felipo Bellini 24/04/2022 Notícias

Existem diferentes tipos de memória eletrônica e cada uma tem sua própria função dentro de um sistema. Seja em um computador grande e completo ou mesmo em um dispositivo pequeno e compacto (como o celular), a memória é um item fundamental para o bom funcionamento de boa parte das operações disponíveis.

Nesse contexto, entender melhor quais são os tipos de memória em uma máquina ou aparelho eletrônico é útil para aproveitar melhor as funcionalidades do sistema e também para seguir o caminho correto na hora de fazer a sua manutenção (quando necessário). Acompanhe o texto e conheça melhor os tipos de memória que existem nos dispositivos.

O que são e quais os tipos de memória?

A memória, no contexto dos dispositivos eletrônicos, é uma parte do sistema responsável pelo armazenamento de dados processáveis, isto é, existe uma peça do aparelho eletrônico onde são guardadas informações de diversos tipos que podem ser usadas pelo processador para realizar diferentes operações.

O que são e quais os tipos de memória

Fonte/Reprodução: original

Na memória, é possível armazenar dados como imagens, músicas, jogos eletrônicos, vídeos, informações de acessos a sites (cache), softwares, entre várias outras coisas, inclusive dados básicos relativos ao próprio sistema da máquina e sem os quais ela não consegue funcionar.

Existem vários tipos de dados que podem ser armazenados, há também memória diferentes. Veja mais abaixo.

Memória RAM

Dentre os tipos de memória, a RAM é a mais conhecida por ser responsável pelo armazenamento de dados temporário, relacionados aos programas, isto é, aos softwares e ela também suporta outros tipos de informações. Sua principal característica é que ela é volátil, ou seja, quando se desliga o computador, suas informações são perdidas.

Memória ROM

A memória ROM é diferente da RAM, porque é responsável pelo armazenamento de dados que não são perdidos quando a máquina é desligada ou reiniciada. Isso faz com que sua função seja muito importante, uma vez que é na memória ROM que informações básicas para que a inicialização do sistema aconteça são guardadas. Outra característica da ROM é que ela é apenas de leitura, ou seja, os dados presentes nela não podem ser alterados, apenas lidos.

Tipos de Memória ROM

Existem diferentes tipos de memória ROM que podem ser utilizadas nos dispositivos eletrônicos. Os principais deles são o PROM e o EPROM, confira abaixo o que os diferencia.

PROM

O PROM é um tipo de memória ROM que pode ser programada por alguém (o usuário). Esses dispositivos possuem uma estrutura feita de diodos que são queimados durante a fabricação, para assim, gerar uma reação física e gravar as informações no chip.

Essa memória ainda conta com um mecanismo que possibilita a gravação ou programação dos dados pelo cliente, no entanto, após essa operação não é possível mais apagar ou alterar os dados presentes.

EPROM

A EPROM é a PROM com uma funcionalidade a mais: a possibilidade de apagar os dados armazenados e regravá-los. Isso só é possível, no entanto, com o uso de ferramentas específicas. No caso, é necessário a utilização de raios UV para apagar as informações presentes no chip.

Tipos de Memória RAM

Também existem tipos de memória RAM diferentes. Cada uma possui suas próprias características, mas a principal diferença entre elas está relacionada ao desempenho. Confira abaixo quais são algumas das memórias RAM existentes.

Tipos de Memória RAM

Fonte/Reprodução: original

DIMM

São memórias mais simples, caracterizadas por terem terminais de contato nos dois lados do dispositivo (o pente). A transmissão de dados nela é feita em 64 bits por vez.

DDR

Mais moderna que a DIMM, a DDR foi desenvolvida para ter um desempenho melhor que o da primeira. Disponível nas seguintes frequências: 266Mhz, 333Mhz e 400Mhz.

DDR2

A DDR2 é ainda melhor que a DDR, por além de apresentar melhor desempenho, foi criada para melhorar o consumo de energia e menor aquecimento da máquina.

DDR3

A DDR3 segue a tendência de melhoria no desempenho em relação aos modelos anteriores. A taxa de transferência dela, por exemplo, é o dobro da DDR2.

Esses são alguns dos tipos de memória que existem nos mais diversos dispositivos eletrônicos no mercado. Conhecer o que são essas peças, pode ajudar bastante a fazer um melhor uso do aparelho e a entender quando e como a manutenção dele pode ser feita.

Outros artigos

Material Escolar da Faber Castell

26/01/2011

Material Escolar da Faber Castell

A Faber Castel é uma empresa voltada para a fabricação de materiais escolares. Reconhecida pela qualidade que oferece e por ser consolidada no mercado brasileiro...

Reveillon 2015 BH Iate

16/12/2015

Reveillon 2015 BH Iate

Estamos no final do mês de dezembro e com isso, começam os preparativos para o ano novo, entre eles o reveillon 2015 BH Iate. O réveillon é a data mais importante do...

Hidratação a seco para os cabelos

14/04/2012

Hidratação a seco para os cabelos

[caption id="attachment_427306" align="aligncenter" width="570" caption="Cada aplicação leva em torno de 8 minutos (Foto: Divulgação)."][/caption] Quando o assunt...