Tipos de exercícios recomendados para os idosos

Os tipos de exercícios recomendados para os idosos são aqueles que ajudam a melhorar a flexibilidade e a parte aeróbica, a fortalecer os principais complexos musculares…

Os tipos de exercícios recomendados para os idosos são aqueles que ajudam a melhorar a flexibilidade e a parte aeróbica, a fortalecer os principais complexos musculares e a equilibrar o corpo, favorecendo a saúde e a qualidade de vida.

Tipos de exercícios recomendados para os idosos (Foto Ilustrativa)

Depois dos 60 anos de idade, o corpo sofre alterações importantes, que o fazem ficar mais propenso a sentir dores e a apresentar maior cansaço. Por esses e outros motivos, é importante saber escolher os exercícios adequados para a terceira idade, que também podem contribuir para diminuir os riscos de quedas, a falta de equilíbrio e a fraqueza nas pernas, características comuns nessa fase da vida.

Academia para idosos

Tipos de exercícios recomendados para os idosos

Caminhada é ótima para maiores de 60 anos (Foto Ilustrativa)

Entre as atividades físicas mais indicadas para idosos, vale destacar:

– Caminhada

Bastante prática, a caminhada é uma ótima pedida até para os idosos sedentários. Especialistas afirmam que caminhar 1h por dia diminui as chances de morte por doenças cardiovasculares em até 30%.

– Natação

Além de queimar muitas calorias, nadar fortalece os músculos, trabalha a parte aeróbica e protege as articulações, auxiliando no tratamento da artrite e da osteoartrite, entre outras doenças.

– Andar de bicicleta

Fortalece os músculos das pernas e do quadril, trabalhando bem a parte aeróbica e o equilíbrio.

Os exercícios na água também são uma boa pedida para a terceira idade (Foto Ilustrativa)

Exercícios e a alimentação na terceira idade

– Musculação

É ótima para os idosos quando fortalece, principalmente, os músculos das pernas e da cintura, favorecendo ainda a respiração e a circulação sanguínea.

– Corrida

Oferece grandes benefícios para o equilíbrio do corpo e a respiração, desde que feita durante 30 minutos por dia, no mínimo, cinco vezes por semana.

Leia Também:  Coleção Dudalina Paris

– Pilates e ioga

Essas duas modalidades trazem vários benefícios para a terceira idade, como alívio de dores, melhora da autoestima, flexibilidade e fortalecimento da musculatura.

Cuidados ao fazer exercícios na terceira idade

Andar de bicicleta fortalece os músculos e traz vários benefícios (Foto Ilustrativa)

Há diversos benefícios dos exercícios na terceira idade, mas antes de começar a fazê-los, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente se você tem histórico de doenças e sedentarismo. Dependendo da situação, pode ser necessário consultar um médico antes de iniciar as atividades.

Idosos: como evitar quedas

Além disso, não exagere na quantidade e na intensidade e, no caso da musculação, procure orientação profissional nas academias. Durante as pedaladas, não se esqueça do capacete e das luvas.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top