Tipos de decote: dicas para usar

O Brasil é um país com uma grande e deliciosa mistura de raças, que resulta numa enorme variedade de tipos físicos e silhuetas. As…

Por Editorial MDT em 01/01/2013

O Brasil é um país com uma grande e deliciosa mistura de raças, que resulta numa enorme variedade de tipos físicos e silhuetas. As mulheres brasileiras são conhecidas mundialmente pelas curvas, entretanto não existe um único padrão corporal nacional. Por isso é importante encontrar modelos de roupas que valorizam determinadas partes do corpo e disfarcem algumas características que incomodam. Conheça vários tipos de decote e saiba como usá-los.

Confira modelos de vestidos com decotes nas costas.

Confira dicas para usar os diferentes tipos de decote. (Foto: divulgação)

Tomara-que-caia

Este é um dos modelos de decote mais usados pelas brasileiras, especialmente nas estações mais quentes do ano. Entretanto é necessário tomar cuidado, pois esse tipo de corte não valoriza todo mundo e pode comprometer o look. O tomara-que-caia é mais indicado para mulheres magras, com seios de pequeno a médio tamanho. Quem não tem muita altura pode se beneficiar com esse modelo de decote, que ajuda a alongar a silhueta.

Mulheres com seios muito volumosos devem evitar o tomara-que-caia, porque, pelo fato de não oferecerem muita sustentação, podem acabar comprometendo o visual ao deformar a silhueta. Quem é gordinha e possui braços mais cheinhos ou que possui ombros largos deve ter cuidado, pois geralmente o corpo não favorece.

O tomara-que-caia é um dos modelos preferidos das brasileiras. (Foto: divulgação)

Decote quadrado

Bastante tradicional, esse modelo de decote é recomendado para quem tem seios grandes, pois ajudam a disfarçar a região. Uma dica para não errar no look é evitar modelos muito fechados, que podem ter efeito oposto ao desejado e destacar muito a região dos seios. Mulheres magras devem ter cuidado ao utilizar esse tipo de decote, pois pode sobrar tecidos nas laterais, o que é bastante deselegante.

Uma dica para não errar no modelos é evitar decotes quadrados muito fechados. (Foto: divulgação)

Decote em V

É um dos modelos de decote mais famosos, é ideal para quem possui seios grandes, pois valoriza a região do colo sem aumenta-la ainda mais e nem diminuí-la. Por isso também pode ser usado tranquilamente por mulheres que possuem o busto pequeno. É o modelo de decote mais indicado para quem não possui muita altura, está acima do peso ou tem ombros largos, pois suas linhas alongam e afinam a silhueta.

Veja dicas de como usar decotes profundos.

O decote em V valoriza a região do colo sem alterar seu tamanho. (Foto: divulgação)

Decote canoa

É o modelo mais recomendado para mulheres de quadris largos, porque harmonizam melhor a silhueta, equilibrando o tamanho dos ombros com os quadris. É um modelo que pode ser usado tranquilamente por quem tem braços cheinhos. Deve ser evitado por quem possui ombros largos.

O decote canoa harmoniza o visual de mulher com quadris largos. (Foto: divulgação)

Decote em U

É um decote muito bonito, mas que não fica bem em todos os tipos de corpo. É mais indicado para mulheres magras ou com busto pequeno e não fica bem em pessoas com muito seio, pois sua forma dá a impressão de aumentar ainda mais a região.

O decote em U não fica bem em todos os tipos de corpo. (Foto: divulgação)

Decote fechado e com gola alta

É o modelo de decote mais difícil de ser usado. Por proporcionarem muito volume na região dos seios, são recomendados para mulheres magras, com busto pequeno e pescoço alongado.

O decote fechado com gola alta é um dos mais difíceis de serem usados. (Foto: divulgação)

Decote de um ombro só

Os modelos de decotes assimétricos é mais recomendado para quem tem seios menores e corpo enxuto, com braços finos e ombros estreitos. Assim como o tomara-que-caia, não oferece boa sustentação e por isso mulheres com colo grande devem ter cuidado ao utilizá-los.

Saiba como usar decotes assimétricos.

Decotes assimétricos ficam bem em mulheres magras e de seios menores. (Foto: divulgação)

O Brasil possui mulheres maravilhosas e com os mais diferentes formatos de corpo. Para fazer bonito na composição do visual, basta seguir as dicas e escolher o decote que mais favoreça ao modelo de seu corpo.

Top